ANÁLISE ACERCA DOS PROCEDIMENTOS EXECUTÓRIOS DA OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.1916Palavras-chave:
obrigações, alimentos, cumprimento de sentença, execução, prisão civilResumo
O ordenamento jurídico pátrio apresenta institutos que visam garantir a efetividade dos vínculos jurídicos adquiridos, independentemente se estes sejam judiciais ou extrajudiciais. O presente artigo irá apresentar alguns desses institutos, abordando de forma efetiva os procedimentos de cumprimento de sentença e do processo autônomo de execução, que se aplicam no âmbito das obrigações de natureza alimentar e que visam proporcionar o devido cumprimento dessa relação obrigacional. O objetivo primordial, do qual surgem as perspectivas do presente trabalho, é demonstrar os meios e a aplicabilidade dos mecanismos executórios, presentes na norma processual civil, que buscam propiciar a satisfação da obrigação de prestar alimentos. Para tanto, serão abordados conceito e principais parâmetros relativos ao âmbito das obrigações, os procedimentos pertinentes a fase de cumprimento de sentença que reconhece a exigibilidade da obrigação de prestar alimentos, e do processo autônomo de execução, de maneira a tratar dos principais ritos previstos na legislação, hipóteses onde se aplicam, e as sanções previstas para o seu descumprimento. Visando, em suma, analisar os detalhes que permeiam esses institutos executórios. A metodologia abordada neste trabalho, advém do levantamento e análise de dados bibliográficos obtidos a partir do estudo de textos doutrinários, artigos e periódicos, abrangendo também as principais jurisprudências e a legislação vigente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

