A VIABILIDADE DO PRINCÍPIO DA INSIGNIFICÂNCIA PELA AUTORIDADE POLICIAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.1941Resumen
O princípio da insignificância é um conceito relevante no âmbito do direito penal, que sugere que condutas criminosas de pequena gravidade ou insignificantes devem ser tratadas com leniência pelo sistema de justiça, a fim de evitar a sobrecarga dos tribunais e a aplicação desproporcional da lei. Embora a aplicação desse princípio seja, em última instância, uma questão judicial, muito se discute sobre a atuação da autoridade policial na possível aplicação do princípio da insignificância antes da possível instauração da investigação criminal. Ademais, entende-se que, a autoridade policial tem o dever de agir para a manutenção da ordem, em razão do princípio da obrigatoriedade, no entanto, a chance de a atuação policial encontrar uma ocorrência visivelmente atípica e ter que efetuar os mesmos trâmites de um delito típico suscita a problemática abaixo pleiteada.
Descargas
Referencias
CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 19 ed. São Paulo: Saraiva, 2012. Livro Curso de Processo Penal – 23 Edição/2016.
CUNHA, Rogério Sanches. Manual de Direito Penal: Parte Geral. 3. ed. Salvador: JusPodivm, 2015.
GALLI, Marcelo. Reincidência não impede a aplicação do princípio da insignificância, Consultor Jurídico.
GRECO, Rogério Código Penal: Comentado. 11ª. ed. – Niterói, RJ: Impetus, 2017.
NUCCI, Guilherme de Souza, Manual de processo penal e Execução penal.12.ª ed. rev. atual. ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2015.
PRESTES, Cássio Vinicius D. C. V. Lazzari. O princípio da insignificância como causa excludente da tipicidade no Direito Penal. São Paulo: Memória Jurídica, 2003.
RANGEL, Paulo. Direito Processual Penal. 23°. ed. Rio de Janeiro: Atlas S.A, 2015.
DE-LORENZI, Felipe da Costa. O princípio da insignificância: fundamentos e função dogmática: uma leitura à luz do funcionalismo de Claus Roxin. Revista de Estudos Criminais, Porto Alegre, n. 57, p. 205-243, abr./jul. 2015.
GOMES, Luiz Flávio. Princípio da insignificância e outras excludentes de tipicidade. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.
ROXIN, Claus. Strafrecht. Allgemeiner Teil. Grundlagen Aufbau der Verbrechenslehre. Band I. 3 Auflage. München: C. H. Beck, 1997.
SPORLEDER DE SOUZA, Paulo Vinicius. Princípios jurídico-penais legitimadores da teoria do delito punível. Revista Jurídica Consulex 399, 2013, p. 62-63.
SOBRINHO, Fernando Martins Maria: GUARAGNI, Fábio André O Principio da Insignificância e sua aplicação jurisprudencial, 2014, p.375.
MASSON, Cleber Rogério. Direito Penal Esquematizado. 4. ed. São Paulo:Método, 2011.
NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral: parte especial. 6. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
