DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO MEDIADO TECNOLÓGICO EM UMA COMUNIDADE RURAL DE BARREIRINHA/AM
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.2700Palavras-chave:
Ensino Tecnológico, Educação, ComunidadeResumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar as principais dificuldades encontradas no ensino mediado tecnológico na escola na área rural, irá possibilitar um olhar sobre a educação e na Amazônia. Tal pesquisa surgiu da necessidade das dificuldades dos professores no uso da informática no Ensino Mediado tecnológico, tendo como lócus de pesquisa a Escola Astrogilda Alves Belém no distrito do Piraí município de Barreirinha-AM. A questão problema foi visualizada durante o tempo de serviço como Professor de Educação Básica na supracitada comunidade, tendo após o contato com o ensino no lócus de pesquisa a necessidade de problematizar e assim compreender tal questão. A cerca dos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, onde entrevistou-se dois Professores da Educação por Mediação Tecnológica na comunidade do Piraí no município de Barreirinha. Os resultados apontam para diversas dificuldades para o ensino abordado, sendo este não efetuado em sua complexidade, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da Comunidade.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E.B.de; MORAN, J. M. Integração das tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Brasília: Ministério da Educação, SEED, 1998, p. 22-31.
AMAZONAS. Secretaria de Estado da Educação da Qualidade do Ensino. Proposta Pedagógica do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica. Manaus, AM, 2014.
ARANTES, Valeria Amarim (Org). Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. São Saulo, Summus, 2010.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO AMAZONAS. Sigpub – Sistema Gerenciador de Publicações legais. Amazonas, 17 de Janeiro de 2017. Disponível em: http://www.storage.voxtecnologia.com.br/?m=sigpub.publicacao&f=251&i=publicado_47532_2017-0116_5d94b3cd6a7e0813aa5c98056af0dadb.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010
_______________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros inscritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
_______________. À sombra desta mangueira, São Paulo, Olho D’água, 1995b.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5ª Ed. São Paulo, Editora Atlas S.A- 2010.
MARINHO, M.J.C; Histórico: Piraí 20 anos de Distrito. Escola Municipal “Astrogilda Alves Belém”, Distrito de Piraí, 08 de setembro de 2010.
MOURÃO. Andreza Bastos. Educação presencial mediada por tecnologia com interatividade em tempo real. 2010. Dissertação (mestrado em sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Escola politécnica. São Paulo 2010.
SANTOS Lúcia Regina Silva dos. Ensino Presencial Mediado por Tecnologia no Estado do Amazonas - Um Projecto de Intervenção. Dissertação em Docência e Gestão da Educação Porto, 2017
STINGHEN R.; S,: Tecnologias na educação: Dificuldades encontradas para utilizá-la no ambiente escolar, Florianópolis, sc 2016.
VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. Em (Org.) 2005.
VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, M. E. B. (Orgs.). Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.