O IMPACTO DA SÍNDROME DE BURNOUT NA SAÚDE DOS PROFISSIONAIS ENFERMEIROS
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v12i1.3127Palavras-chave:
Síndrome de Burnout. Enfermagem. Saúde Mental. Prevenção. Qualidade de Vida.Resumo
A Síndrome de Burnout é um fenômeno psicossocial que afeta significativamente a saúde mental e física dos profissionais de enfermagem. Este artigo tem como objetivo analisar o impacto da Síndrome de Burnout na qualidade de vida e no desempenho dos enfermeiros. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão da literatura científica, abordando os conceitos, causas e consequências dessa síndrome. Foram incluídos estudos que mostram a prevalência de Burnout entre os enfermeiros, especialmente em ambientes de trabalho altamente exigentes como unidades de terapia intensiva e prontos-socorros. Além disso, são discutidas as estratégias de prevenção e tratamento do Burnout, enfatizando a importância de intervenções tanto a nível individual quanto organizacional para mitigar os efeitos desta condição. O artigo conclui que o Burnout não só compromete a saúde dos enfermeiros, mas também a qualidade do atendimento prestado aos pacientes, sendo crucial a implementação de políticas de apoio e bem-estar no ambiente de trabalho.
Downloads
Referências
BRITO, Michelle Beatriz Alves Tortola. Riscos Ocupacionais do Profissional de Enfermagem em Instituições Hospitalares. Revista InterSaúde, v. 1, n. 4, p. 27-46, 2021.
CARDOSO, Hugo Ferrari et al. Síndrome de burnout: análise da literatura nacional entre 2006 e 2015. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 17, n. 2, p. 121-128, 2017.
CARLOTTO, Mary Sandra; CÂMARA, Sheila Gonçalves. Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. Psico, v. 39, n. 2, 1018.
SILVA, Júlia Fernanda et al. Síndrome de Burnout em profissionais de Enfermagem no contexto da Atenção Básica. Revista eletrônica acervo saúde, n. 39, p. e2320-e2320, 2020.
BORGES, Francisca Edinária et al. Fatores de risco para a Síndrome de Burnout em profissionais da saúde durante a pandemia de COVID-19. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 95, n. 33, 2021.
FREITAS, Ronilson Ferreira et al. Preditores da síndrome de Burnout em técnicos de enfermagem de unidade de terapia intensiva durante a pandemia da COVID-19. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 70, p. 12-20, 2021.
JARRUCHE, Layla Thamm; MUCCI, Samantha. Síndrome de burnout em profissionais da saúde: revisão integrativa. Revista Bioética, v. 29, p. 162-173, 2021.
LOPES, J. P. A. et al. Estratégias de Prevenção do Burnout nos Enfermeiros-Revisão da Literatura. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online, v. 13, n. 1, p. 1-15, 2022.
PÊGO, Francinara Pereira Lopes; PÊGO, Delcir Rodrigues. Síndrome de burnout. Rev. bras. med. trab, p. 171-176, 2016.
PERNICIOTTI, Patrícia et al. Síndrome de Burnout nos profissionais de saúde: atualização sobre definições, fatores de risco e estratégias de prevenção. Revista da SBPH, v. 23, n. 1, p. 35-52, 2020.
PIRES, Fabiana Cristina et al. Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem de pronto-socorro. Rev. enferm. UFPE on line, p. [1-7], 2020.
SILVA, Ana Sofia; DA ROCHA, Maria Lúcia; SÁ, Luís. Burnout e a segurança do doente em unidades de cuidados intensivos. Cadernos de Saúde, v. 14, n. 2, p. 48-54, 2022.
SPILARIS, Carolayne Tinoco; SPILARIS, Cleide Rosa Tinoco; DE LACERDA, Lucas Viana. IDENTIFICAÇÃO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO LITERÁRIA. Cadernos Camilliani e-ISSN: 2594-9640, v. 20, n. 4, p. 144-160, 2024.
TOMAZ, Henrique Cisne et al. Síndrome de Burnout e fatores associados em profissionais da Estratégia Saúde da Família. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190634, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

