GEOMETRIA PLANA NO PROCESSO DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: PERSPECTIVAS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA"
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.3946Palavras-chave:
Geometria Plana; Letramento Matemático; Ensino de Matemática; Educação Básica; Escola Pública; Modelagem Matemática; Materiais Concretos.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o papel do ensino de Geometria Plana no desenvolvimento do letramento matemático em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede pública. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e aplicação de atividades pedagógicas baseadas em materiais concretos e modelagem matemática. A investigação envolveu testes diagnósticos e finais, observações e questionários para avaliar o nível de letramento matemático dos alunos e suas percepções sobre o ensino de Geometria Plana. Os resultados evidenciam que práticas pedagógicas que utilizam recursos concretos e estratégias de modelagem contribuem significativamente para a compreensão e aplicação de conceitos geométricos, promovendo avanços no desempenho dos alunos na resolução de problemas. Em conclusão, o estudo reforça a importância da Geometria no processo de alfabetização matemática e aponta para a necessidade de metodologias de ensino mais contextualizadas e significativas.
Downloads
Referências
ABRANTES, P. Geometria e desenvolvimento do pensamento matemático. In: OLIVEIRA, M. (Org.). Ensino de Matemática: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 08 maio 2024.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FONSECA, J. L. da. Letramento matemático: teoria e prática na sala de aula. São Paulo: Saraiva, 2004.
LORENZATO, S. O que é o ensino com pesquisa? Campinas: Autores Associados, 2006.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
ORTIGÃO, M. I. R.; SANTOS, S. R. dos; LIMA, R. N. de. O letramento matemático na perspectiva de Fonseca. Revista de Educação Matemática, v. 16, n. 2, p. 37–49, 2018.
PIZZANI, L. et al. Metodologia da pesquisa aplicada à educação. São Paulo: Atlas, 2012.
SCHMIDT, L. A.; RIBAS, C. R.; CARVALHO, S. D. O ensino e a construção do conhecimento. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 111–130, 1998.
Amador Salomão, P. E. ., & Teixeira Oliveira Santos, A. . (2025). EVOLUÇÃO E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO CIENTÍFICA: DA CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS À QUALIDADE INTRÍNSECA DOS ARTIGOS. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 1(1), 1–18. https://doi.org/10.61164/rmnm.v1i1.3481
SILVA, D. E. C. da et al. O uso de materiais concretos no ensino de matemática. Fortaleza: IFCE, 2020.
PISA – Programme for International Student Assessment. Matriz de Referência para o PISA 2012. Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 2012. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/. Acesso em: 08 maio 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

