EMIGRAÇÃO EM SÃO JOSÉ DO DIVINO
alterações na dinâmica das famílias divinenses em decorrência da emigração para os EUA.
Palavras-chave:
Emigração, Famílias Divinenses, Situação Sócio-econômicaResumo
O processo migratório é um tema que merece atenção no que diz respeito ao estudo e análise de seus efeitos no mundo e em regiões especificas. Desde que começou a saída em massa de valadarenses para Boston, nos EUA, em busca de melhores condições econômicas em 1985, essa prática se espalhou por toda a região, e em São Jose do Divino, não foi diferente. Divinenses também começaram a busca pelo sonho americano que era o de estabelecer aqui no Brasil uma melhor condição econômica, para si próprios e seus familiares. Por meio de pesquisa de campo, realizada após Parecer número 329.652 do CEP, o objetivo deste estudo foi investigar as principais alterações na dinâmica das famílias de São José do Divino em decorrência da emigração de um ou mais de seus componentes para os EUA. Os resultados apontaram impactos considerados negativos para os filhos em função da ausência dos pais devido à emigração. Além da necessidade de deixar esses filhos sob cuidados de familiares, ou somente de um dos cônjuges, os mesmos sofreram com problemas psicológicos, casos de gravidez precoce, envolvimentos com as chamadas “drogas ilícitas” e álcool, além de conflitos relacionais devido a essa reconfiguração familiar e perda da referência de uma das figuras parentais. Pode-se concluir que a saída temporária para os EUA provocou alterações nos papéis dos familiares que permaneceram no município mas apesar das modificações na dinâmica familiar, a experiência de emigração foi considerada válida pelos seus componentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

