GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v13i1.4241Palavras-chave:
Gestão Democrática; Gestão Participativa; Avaliação Institucional; Qualidade no Ensino.Resumo
O presente artigo científico é uma revisão bibliográfica de cunho descritivo que busca discutir sobre a importância do papel do gestor escolar na execução de uma gestão democrática e participativa para o funcionamento da instituição escolar e da integração da participação de todos no ambiente escolar. Dando ênfase ao papel do gestor escolar, a fim de proporcionar espaço para a participação, o objetivo desta pesquisa é conhecer a importância do papel do gestor escolar na prática de uma gestão participativa e democrática que vise o bem comum de todos que compõem a escola, sendo estes servidores, alunos, pais e comunidade escolar. Em prol de uma educação de qualidade reconhecemos a importância de ações que possam proporcionar espaço para a participação de todos os envolvidos no ambiente escolar, porém com ênfase para a gestão que se materializa na figura do gestor escolar que tem em suas mãos a missão de gerir com qualidade, eficiência e eficácia os princípios da gestão escolar. Os resultados da pesquisa demonstram que o trabalho do gestor escolar é essencial para o bom funcionamento da instituição de ensino, tendo em vista que ele orienta e oportuniza ações positivas que contribuem de forma significativa para busca de inovações e novos hábitos de fazer, pensar e discutir.
Referências
LUCK, H. A gestão participativa na escola. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
ACIOLI, Jucicleide Gomes. Autoavaliação institucional: um caminho possível. Saberes Docentes em Ação. 2018. Disponível em:http://www.maceio.al.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/pdf/2018/04/Autoavalia%C3%A7%C3%A3o-institucional-um-caminho-poss%C3%ADvel-ID.pdf
FREITAS, Luiz Carlos de. (et. Al.) Avaliação Educacional: Caminhando pela contramão. Petrópolis – RJ: Vozes, 2017 – Coleção Fronteiras Educacionais.
FREITAS, Luiz Carlos de; et.al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7ª ed., Petropólis: Vozes, 2014.
GROCHOSKA, Marcia Andreia. As contribuições da autoavaliação institucional para a escola de educação básica: uma experiência de gestão democrática. Petrópolis: Vozes, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
LÜCK, Heloísa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008.
LUCK, Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Positivo, Curitiba, 2009.
LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 10. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LUCK, Heloísa. Perspectivas da Avaliação Institucional da Escola. Série Cadernos de Gestão. Petrópolis: Vozes, 2012.
PARO, Vitor Henrique. Gestão escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.
SILVA, Maria Ires Brito da. Gestão Escolar: Uma Gestão democrática com a participação Familiar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 10, Vol. 04, pp. 29-48. Outubro de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/participacao-familiar
SILVA, Wilson Ribeiro da. Parceria entre escola e família: rumo a uma gestão democrática e participativa de qualidade. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 09, Vol. 06, pp. 63-70. Setembro de 2019. ISSN:2448-0959.Disponível em:https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/escola-e-familia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.