ANTÍGONA DE SÓFOCLES:
a problemática ontológica e axiológica da formação embrionária da ideia do Justo natural e do Injusto como ponto de partida para a compreensão do Direito Natural no Ocidente.
Palavras-chave:
Justo Natural, Injusto, Ética, Poder Político, Filosofia do DireitoResumo
O presente artigo reuniu a reflexão, das aulas ministradas nos primeiros períodos, da disciplina: Filosofia Geral e Filosofia Jurídica, no curso de Direito, na Fupac, da cidade de Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais, no primeiro semestre do ano letivo de 2017, relativa à relação entre o justo natural e o Direito Positivo. Foi proposto como objetivo geral a problemática reflexiva entre o justo natural e o Direito Positivo direcionado para a importância humanística do Direito Natural e para o estudo da teoria geral do Direito. O propósito do enfoque foi canalizado para o repertório dos temas aqui tratados; é inestimável e apreciou o tratamento conceitual das questões eternas. Não se pode negar a importância acadêmica, do presente estudo, para explorar questões fundamentais reflexivas do justo natural e do injusto, na Grécia Clássica; daí a necessidade de pesquisar o justo natural em sua origem, o que justifica essa indagação rigorosa. Adotou-se, como metodologia, um procedimento reflexivo e conceitual da bibliografia pertinente à espécie em exame. O universo pesquisado foi uma reflexão interdisciplinar com a História da Filosofia, a Antropologia cultural, o ethos histórico objeto da Ética e a estrutura do Poder Político no nascedouro da cultura intelectual do Ocidente – a Grécia – a partir da obra: Antígona, do autor Sóflocles. Finalmente, como resultado, foi encontrado que o Direito Positivo não pode prescindir da sua vinculação com o Direito Natural, e em sede de conclusão sobre a pergunta do marco teórico: “Antígona procurou trazer para dentro do Direito a Ética, os valores da família e a religiosidade”? Sim. Na realidade do seu tempo, e serviu, como ponto de partida, para a ideia do justo natural no Ocidente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

