TRATAMENTO ACÚSTICO DE CASA DE SHOWS COM ELEVADO NÍVEL DE RUÍDO INTERNO
Palavras-chave:
.Resumo
Um dos maiores anseios da engenharia é tornar as construções cada vez mais sustentáveis. A busca por soluções mais leves, econômicas e de rápida execução é a cada dia que passa mais intensa, mas trás consigo a necessidade de adaptações. Quanto menos robustas as estruturas, piores suas condições de conforto e maior a atenção a ser dada a projetos complementares que visem suprir tal perda. A proposta do projeto acústico de uma edificação é fornecer as condições necessárias para que se tenha pleno desempenho da edificação do ponto de vista acústico, e se evite quaisquer transtornos gerados em sua vizinhança. Para isso, são desenvolvidas soluções de portas, janelas, teto, paredes e piso, entre outras, de forma a se tratar a estrutura já pré-definida atenuando o nível de ruído, seja ele interno ou externo, conforme as exigências de projeto. Determina-se inicialmente que se espera internamente um ambiente cujo nível máximo de ruído de 85 dB, ocorrendo concomitantemente e sem interferir no de outro ambiente mais tênue, de 60 dB, e delimita-se para o ambiente externo um nível de ruído de 45 dB. Com paredes de tijolo revestidas de argamassa nas espessuras de 125mm e 225mm, janelas em esquadria robusta de 16mm e 25mm de espessura, portas acústicas, forros minerais acústicos e lajes em concreto armado de 100mm de espessura, fazem-se atendidas as condições de projeto, condições tomadas com base em valores indicados nas normas vigentes, que ainda que recém formuladas e cujo desenvolvimento se faz de forma lenta em relação às normas americanas e europeias, estão presentes para instruir os projetistas ao desenvolverem projetos acústicos, delimitando limites de segurança e conforto para diversos ambientes. Juntamente a isso, municipalidades tem adotado leis de forma a se determinar punições a possíveis negligências às normas em questão. Atendidos os requisitos, garante-se que a edificação em questão está apta a desempenhar seu objetivo, mas não é possível garantir que a mesma estará em conformidade com as normas caso se extrapole as determinações de projeto. Cabe então aos proprietários controlarem seus recintos e à fiscalização regular os mesmos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

