AS LEIS MICROECONOMICAS E OS DESAFIOS DO MARKETING FRENTE ÀS NOVAS EXIGENCIAS DO CONSUMIDOR.
Palavras-chave:
Aumento da Renda, Consumo, Utilidade Marginal, MarketingResumo
Desde o Plano Real, que conseguiu frear o processo inflacionário, a demanda por bens e serviços expandiu- se significativamente, graças à recomposição do poder de compra aliada a expansão do crédito e ao aumento dos postos de emprego formal. Diante dessa elevação do poder aquisitivo, especialmente da classe C e D, houve um aumento da demanda reprimida, ocasionando uma explosão de consumo de bens duráveis e não duráveis e também pelos serviços. Este rápido e expressivo aumento de consumo, por outro lado, trousse em seu bojo, além do endividamento privado, uma saturação das necessidades e desejos mais prementes dos indivíduos uma vez que depois de alcançado certo nível de acesso ao mercado consumidor, duas coisas podem acontecer: o desejo de compra se reduz diante do volume de bens adquiridos, e a capacidade de endividamento é achatada. Esse fato é de fácil percepção tomando-se por base as leis microeconômicas, notadamente a lei da utilidade marginal decrescente. Assim, pretende-se mostrar a necessidade do marketing entender esse posicionamento do mercado e utilizando de suas ferramentas criar novos desejos que possam novamente reposicionar a curva da demanda, para bens e/ou serviços. Em algum momento, o processo de saturação de consumo irá acontecer e consequentemente novas exigências irão existir por parte dos consumidores. Diante desta realidade o marketing tem papel preponderante em conhecer, analisar, entender e interpretar as necessidades reais dos consumidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

