MÉTODOS PARA REDUÇÃO DE GASTOS HÍDRICOS EM UMA RESIDÊNCIA
Palavras-chave:
Telhado verde, Uso racional, ReutilizaçãoResumo
Esse artigo é uma revisão bibliográfica que parte da concepção de que o uso hídrico gasto atualmente pela população alcança níveis alarmantes, e o mau reaproveitamento torna sua existência escassa em diversos lugares. A falta fica evidente quando se nota os níveis dos reservatórios de distintos locais, dificultando a sobrevivência dos habitantes. A água é o recurso natural primordial para a manutenção da vida, sempre esteve relacionado às principais atividades humanas e ocupando lugar de destaque, desde as civilizações mais antigas, porém, atualmente seu gasto sem conscientização, se tornou constante. Por meio de pesquisas, o trabalho apresentado aborda medidas adaptativas, tanto estruturais quanto de conscientização, com objetivo da redução dos gastos hídricos em uma residência, proporcionando a minimização dos desperdícios e promovendo o uso racional da água. Algumas medidas que podem ser utilizadas para reduzir esse gasto está relacionada à captação pluvial da água, que por sua vez torna a utilização da água não potável, uma solução viável para fins que não seja para consumo humano. É viável implementar tarjas de identificação em vasos sanitários, pias e chuveiros, que identifiquem o consumo hídrico gasto por cada produto em seu funcionamento, tornando assim aparente, o cuidado necessário que seus usuários deverão tomar ao utilizá-los.Outro mecanismo que pode ser utilizado é a implantação do telhado verde, que diminui a vazão da água, gerando a reutilização da mesma. Esses mecanismos visam à diminuição do uso da água potável, proporcionando economia hídrica e financeira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

