USO DE POLIFARMÁCIA NA GERIATRIA E A CONTRIBUIÇÃO DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Palabras clave:
Idoso, Polimedicação, Atenção Farmacêutica, Doença CrônicaResumen
A redução nas taxas de natalidade e de mortalidade contribuiu para o aumento da população na faixa etária acima de 60 anos. Diante desse momento de transição demográfico-epidemiológico vivenciado pelo Brasil, acredita-se que a expectativa de vida irá aumentar cada vez mais e a população brasileira, em pouco tempo, será constituída por uma maioria de pessoas idosas. Com o crescimento do número de idosos, a tendência é de que haja um aumento no número de prescrições de medicamentos para essa população, que se caracteriza por implicações que se traduzem no aumento das doenças crônico-degenerativas. Sendo assim, a polifarmácia se torna frequente na terapêutica farmacológica dos pacientes geriátricos. Desse modo, o uso correto de medicamentos na terceira idade é de suma importância, adquirindo o farmacêutico um papel fundamental nos cuidados a esse público. Cabe a esse profissional auxiliar por meio da Atenção Farmacêutica quanto ao uso correto e os efeitos colaterais que os medicamentos podem causar. Trata-se de um estudo de ampla revisão bibliográfica do tipo exploratória. Foram avaliados 62 materiais bibliográficos, dos quais 46 foram selecionados. O objetivo foi caracterizar o papel do farmacêutico na terapia geriátrica com ênfase na polifarmácia. O estudo concluiu que o crescimento da população idosa acarreta a busca por medicações de uso contínuo, contribuindo, dessa forma, para a ocorrência da polifarmácia. Acabar com a polifarmácia é impossível, contudo, é possível minimizá-la, quando se estreita a relação entre o profissional farmacêutico e o paciente por meio da Atenção Farmacêutica, que permitirá assegurar uma melhor qualidade de vida, um bem-estar físico, bem como a adesão ao tratamento pelo paciente geriátrico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
