A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AFRICANAS NA LITERATURA INFANTIL VALORIZANDO A DIVERSIDADE E PROPORCIONANDO O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL
Palavras-chave:
Literatura infantil, Contação de história, Histórias africanas, Identidade culturalResumo
Percebendo a necessidade de uma reeducação social para o convívio com as diferenças, deve-se pensar numa escola que trabalhe a educação infantil na perspectiva de possibilitar às crianças uma construção de postura, de respeito e convivência harmônica entre os pares frente à diversidade étnico-cultural, compreendendo e valorizando a cultura africana. A literatura infantil, neste sentido, não só é um instrumento a ser disseminado mediante a contação de histórias africanas, provocando o entendimento e a construção de identidade cultural de um povo miscigenado, como também a inclusão sociocultural na construção de novos paradigmas que valorizem a cultura negra. A literatura constitui representatividade, já que aborda temáticas que envolvem crianças e traz reflexões sobre as pessoas e suas culturas. Atendendo à justificativa enunciada, esta investigação objetivou identificar a influência da literatura infantil por meio da contação de histórias africanas na perspectiva de diversidade e de identidade cultural, o que ficou manifesto ao compreender a diversidade de literatura infantil africana que pode ser inserida na educação brasileira possibilitando conhecimentos de forma prazerosa e compatível com ensinamentos que produzem o reconhecimento e respeito à diversidade e a percepção de identidade cultural. Esta pesquisa abrange a metodologia qualitativa. Quanto aos meios, foi uma revisão de literatura com análise de autores importantes que discutem essa temática, tais como: COUTO (2018); LIMA (2014); FREIRE (2011); BERNAT (2008), entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

