HIV/AIDS:
A IMPORTÂNCIA DO FARMACÊUTICO NA ADESÃO AO TRATAMENTO
Palavras-chave:
AIDS, Medicamentos, Tratamento, Atenção Farmacêutica.Resumo
Introdução: A AIDS é uma doença multifacetada e fatores de diferentes ordens produzem situações específicas no Brasil. Objetivo: Apresentar sobre a importância do profissional farmacêutico na adesão ao tratamento da HIV/AIDS. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura, com natureza exploratória para aprofundar os conhecimentos sobre o tema trabalhado na pesquisa, buscando proporcionar maior familiaridade com o problema. Resultados: O direito ao tratamento dessas pessoas, tal como o de todos os cidadãos, está garantido pela Constituição Federal, sendo responsabilidade do Estado brasileiro. O surgimento de novas formas de tratamento mudou muito o cenário da doença com a diminuição da mortalidade, aumento da expectativa de vida das pessoas que vivem com AIDS. Considerações Finais: Sabe-se que as novas drogas para o tratamento mudaram a história da doença e hoje a AIDS é tratada de forma controlada e fornece segurança ao portador, sendo possível oferecer um combinado de medicamentos, para o tratamento do paciente, sendo possível oferecer harmonia entre a doença e a pessoa infectada. Entretanto, para se alcançar os benefícios do tratamento, é preciso o uso correto da medicação, tanto para início, como para a sua retirada. Portanto, o papel do farmacêutico na assistência a portadores de HIV é essencial para o sucesso do tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

