AÇAÍ:
UMA ABORDAGEM TERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA ATEROSCLEROSE
Palavras-chave:
Açaí, Doença cardiovascular, Antioxidantes, AteroscleroseResumo
As doenças cardiovasculares representam o maior agravo para a saúde pública. Essa patologia e suas disfunções têm grande impacto na baixa produtividade no trabalho e diminuição da renda familiar e consequentemente ocasionando vários gastos hospitalares. O consumo rotineiro de alimentos ricos em compostos fenólicos, em especial as antocianinas, que possuem funções antioxidantes, como o açaí, tem demonstrado propriedades bioativas e terapêuticas que associadas a outras terapias e mudanças no comportamento alimentar podem potencialmente prevenir a aterosclerose. O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo-discursivo realizado por meio de literatura científica com o objetivo de discorrer sobre o efeito terapêutico que o açaí possui na prevenção e tratamento da aterosclerose. A intervenção dietética é a mais adequada escolha para prevenir e tratar essa patologia, em razão disso a polpa do açaí pode ser inserida na dieta dos pacientes por este alimento conter várias substâncias funcionais e benéficas ao organismo sendo que o nutricionista deve observar atentamente as necessidades diárias de nutrientes para cada faixa etária. Os flavonoides presentes na polpa do açaí são carreadores diretos de radicais livres, consequentemente, exercem papel fundamental na prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares. Dessa maneira é de suma importância conscientizar a população e principalmente aqueles indivíduos propensos a desenvolver doenças cardiovasculares a necessidade de mudança no comportamento dietético, inserindo na alimentação rotineiramente alimentos funcionais como o açaí, sendo esta uma estratégia promissora para a redução da incidência da aterosclerose.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

