DIFICULDADES DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO
Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, inclusão, mercado de trabalhoResumo
O presente artigo buscou resgatar a história das Pessoas com Deficiências (PcD’s), entendê-las e descobrir o porquê a inclusão do deficiente no mercado de trabalho é um problema para as empresas, a partir de pesquisas teóricas. Ao analisar o estudo, pode-se perceber que se abordou alguns tópicos como: As definições dos tipos de deficiências; relação de população com deficiência no Brasil; a legislação que assegura os mesmos e em especial a Lei de Cotas. O estudo foi de caráter qualitativo com análise de revisão da literatura. Justificou-se a importância deste tema, pois além de trazer respostas para uma sociedade específica, mostra como vem sendo tratado essa questão da inclusão, pois ainda encontramos vários mitos e barreiras. Evidenciou-se que algumas iniciativas de melhorias, como: Conscientização nas escolas e nas empresas sobre este assunto; fiscalização constante para que se assegure o cumprimento da lei; rampasem locais públicos de difíceis acessos, entre outros. Essas são umas medidas necessárias para que o preconceito acabe e a aceitação das empresas sejam maiores, pois as PcD’s podem ser muitas vezes o maior capital intelectual de uma empresa. Os resultados do artigo apontam claramente que não há desvantagens para os empresários que contratam esses profissionais. A inclusão dos PCD’s nas empresas é capaz ainda de atrair novos tipos de consumidores, além de promover uma reabilitação social e psicológica, já que o sentimento de produtividade contribui para melhorar a qualidade de vida profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

