PAVIMENTOS RÍGIDOS:
O FUTURO DAS ESTRADAS BRASILEIRA
Palavras-chave:
Pavimentos Rígidos, Pavimentos Flexíveis, EstradasResumo
Nas estradas brasileiras, movimentam-se diariamente grandes quantidades de veículos, e o peso infringido nas diferentes áreas construídas para este fim é enorme. Para resistir a essa quantidade voluptuosa de tensões precisa-se de um material não só resistente, mas também durável. Nos dias de hoje, por questões culturais, o tipo de pavimento mais utilizado é o pavimento flexível, que, em teoria, é menos custoso a curto prazo, de mais rápida construção e de reparo mais fácil. Através de dados coletados serão comparados os diferentes tipos de pavimento (rígido e flexível), evidenciando suas vantagens e desvantagens, buscando a conscientização e o entendimento de quais os métodos mais eficazes para satisfazer as necessidades das estradas brasileiras. As maiores variáveis se encontram na capacidade resistiva e na durabilidade do pavimento, porém, o fator econômico torna-se mais importante na maioria dos casos, onde busca-se satisfazer todas as necessidades através de um pavimento, que na maioria das vezes não é do tipo correto, com durabilidade mais baixa, de menor resistência, porém menos custosa, tendo assim um ilusório menor gasto de verbas, mas que a longo prazo pode acarretar em prejuízos. Em países como a Alemanha e os Estados Unidos, o pavimento rígido é o mais utilizado,principalmente em autoestradas, desde antes da Segunda Guerra Mundial, e no Brasil, ainda hoje, não é a mais utilizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

