COMO SUPERAR UM TÉRMINO DE RELACIONAMENTO:
UMA REVISÃO NARRATIVA
Palavras-chave:
Estratégia de enfrentamento, Relacionamento amoroso, TérminoResumo
As relações amorosas são fundamentais para a vida humana, entretanto, frente ao rompimento dessas relações, o indivíduo passa por muito sofrimento psíquico e muitas vezes não sabe lidar com o término; nesse contexto, fazem-se necessárias estratégias para lidar com tal situação. Sendo assim, esse estudo objetiva sistematizar achados presentes na literatura científica a respeito das estratégias de enfrentamentos utilizadas pelo indivíduo após o término de seus relacionamentos amorosos. Com vista esse objetivo, foi realizada uma revisão narrativa de literatura (RNL) com intuito de atender aos objetivos delimitados e encontrar possíveis pesquisas para compor a nossa mostra a partir de critérios de inclusão e exclusão produzidos antes da busca. A seleção dos estudos guiou-se a partir dos seguintes descritores: término; relacionamento; estratégia de enfrentamento nas bases Pubmed/Medline, Bvs/Lilacs, Scielo/Pepsic, Ebsco, PsychInfo (APA) e Google Acadêmico. Foram encontradas como estratégias de pós término de relacionamento: percepção de controle, tempo, uso de instrumentos psicológicos, produção de sentido, regulação emocional, cognição social, autonomia, autoconhecimento e sexo. Dentre essas, o apoio social se destaca como uma das mais significativas, seguida da racionalização. Por fim, conclui-se que ainda que algumas estratégias se apresentem como as mais frequentes, isso ainda não as classifica como mais eficazes. Posto isso, evidencia-se a necessidade de maiores estudos experimentais que façam um comparativo entre as estratégias coletadas. Além disso, esse estudo também pode conduzir para uma integração entre as estratégias como a melhor alternativa para lidar com o fim de relacionamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

