DOENÇA DE GRAVES:
UMA REVISÃO
Palavras-chave:
DOENÇA DE GRAVES, HIPERTIREOIDISMO, TIREOIDE, DOENÇA AUTO-IMUNEResumo
O artigo a seguir trata de uma condição da tireoide hoje conhecida como doença de Graves, que representa a causa mais relevante de hipertireoidismo. Entre eles, os anticorpos chamados "imunoglobulinas estimulantes da tireóide" (TSI) atuam como agente nocivo frente ao receptor de TSH na glândula tireóide, incitando a hiperplasia e funcionamento desacerbado. O gatilho para esse processo autoimune ainda não é totalmente compreendido, pois tem aparência multifatorial, devido à complexa interação entre a suscetibilidade genética e fatores exógenos ou endógenos, levando ao cofator que contribuía para a perda da tolerância imunológica e do antígeno tireoidiano é a suscetibilidade a constitutivos (hormônios sexuais e alterações na função imune) e ambientais (estresse, iodo e efeitos de agentes infecciosos). O reconhecimentoextemporâneo reduzindo a extensão de complicações e o tratamento adequado almeja a promoção da qualidade de vida e autonomia. Revisão sistemática objetiva da literatura sobre esta patologia, a fim de comungar em prol ao incremento de pesquisas e compreensão desta patologia. Metodologia: Para o presente artigo realizou-se uma revisão bibliográfica, onde foram consultados sites, revistas e principalmente artigos publicados no ano de 2001 a 2023 em revistas científicas o qual possibilitaram para que este trabalho tomasse forma e fundamento. Para que o estudo fosse possível, houve um levantamento bibliográfico utilizando como palavras chaves: mecanismos da doença, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento, tendo como objetivo discorrer mais sobre a doença em questão. Contexto: Sendo uma patologia inexplorada, é importante abordá-la, compreendê-la, o que permitirá um diagnóstico mais rápido e preciso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

