A DISSOLUÇÃO DO VÍNCULO CONJUGAL EM FAMÍLIAS MULTIESPÉCIE
A GUARDA COMPARTILHADA E A RESPONSABILIDADE SOBRE OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v9i1.2903Palabras clave:
famílias multiespécie; animais de estimação; guarda; responsabilidade;Resumen
O presente artigo aborda casos de dissolução de vínculos conjugais em famílias multiespécie e as consequências decorrentes para os animais de estimação. Dada a ausência de legislação específica sobre o tema, analogias, costumes e princípios gerais de direito são empregados para resolver tais casos. O artigo fornece uma conclusão sobre como essa questão é abordada e resolvida na prática. O assunto é atual e de grande relevância, dado que o número de famílias multiespécie no Brasil vem crescendo significativamente. Consequentemente, o número de divórcios e dissoluções de uniões estáveis também está aumentando. As mudanças sociais foram significativas, e a Constituição Federal de 1988 ampliou o conceito de família, levando o ordenamento jurídico brasileiro a se aprimorar nesse sentido. O objetivo deste artigo é explicar como as questões de guarda e responsabilidades relativas a animais de estimação em famílias multiespécie são tratadas, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e jurisprudencial.
Descargas
Referencias
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002.
BRASIL. Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015. Código de Processo Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 152, n. 52, p. 1-89, 17 mar. 2015.
FERREIRA, Beatriz Maia. A evolução histórica da família à luz do Código Civil de 1916 e do novo Código Civil de 2002. Jusbrasil, 2022. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-evolucao-historica-da-familia-a-luz-do-codigo-civil-de-1916-e-do-novo-codigo-civil-de-2002/656566759. Acesso em: 17 jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.5-120
JUSBRASIL. A tutela dos animais de estimação nos casos de divórcio e dissolução da união estável em face à legislação. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/artigos/a-tutela-dos-animais-de-estimacao-nos-casos-de-divorcio-e-dissolucao-da-uniao-estavel-em-face-a-legislacao/1841729428. Acesso em: 17 jun. 2024.
SILVA, João; SOUZA, Maria. A questão da guarda compartilhada de animais de estimação em famílias multiespécie: aspectos jurídicos e sociais na dissolução do vínculo conjugal. Revista Rease, v. 1, n. 1, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/11316/5004. Acesso em: 17 jun. 2024.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
