DESAFIOS E POTENCIAIS DO SISTEMA MODULAR DE ENSINO: A INFLUÊNCIA DA EMPATIA NO DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO E SOCIOEMOCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.61164/2rg3wd45Palabras clave:
Empatia; Relação pedagógica; Educação humanizadora; Sistema Modular de Ensino; Hermenêutica.Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o papel da empatia nas relações pedagógicas no contexto do Sistema Modular de Ensino (SOME), com foco na experiência desenvolvida na Ilha de Juba, no município de Cametá/PA. Fundamentada na hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, a pesquisa parte da compreensão da empatia como uma construção histórica, cultural e ética, essencial às práticas educativas humanizadoras. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem fenomenológico-hermenêutica, e envolveu revisão teórica, observação participante e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professores do SOME. Os resultados indicam que a empatia docente favorece o fortalecimento de vínculos afetivos e de confiança, a valorização da diversidade, o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e o bem-estar dos professores. Conclui-se que a empatia constitui uma competência ético-pedagógica fundamental para a promoção de práticas educacionais inclusivas, democráticas e sensíveis às realidades dos alunos.
Descargas
Referencias
ALGEBAILE, Eveline. Escola pública e pobreza no Brasil: a ampliação para menos. Rio de Janeiro: Ed. Lamparina, Faperj, 2009.
BRYOLEZZI, Antônio Carlos. Empatia na relação aluno/professor/conhecimento. Encontro: Revista de Psicologia, Santo André, v. 17, n. 27, p. 123-131, 2014. Disponível em: https://www.ime.usp.br/~brolezzi/publicacoes/empatia.pdf. Acesso em: 03 out. 2025.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
GÓLEMAN, Daniel. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
OLIVEIRA, Rosivânia Maciel de. Elementos administrativos e pedagógicos do SOME na percepção de seus autores. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2010.
OLMOS, Ana. Empatia: algumas reflexões. In: YIRULA, Carolina Prestes (org.). A importância da empatia na educação. São Paulo: Instituto Alana, p. 22-29, 2016. Disponível em: https://escolastransformadoras.com.br/wp-content/uploads/2016/11/Empatia-na-educa%C3%A7%C3%A3o-EscolasTransformadoras-Brasil.pdf. Acesso em: 03 out. 2025.
PEREIRA, Ricardo Targino. A empatia no processo de ensino dos graduandos de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (II CINTEDI), 2., 2016, Campina Grande. Anais II CINTEDI. Campina Grande: Realize, 2016. p. 01-11. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2016/TRABALHO_EV060_MD1_SA13_ID4115_23102016142727.pdf. Acesso em: 03 out. 2025.
PÉREZ, Valentín Martínez-Otero. La empatía en la educación: estudio de una muestra de alumnos universitarios. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, Tlalnepantla, v. 14, n. 4, p. 1-17, set. 2011. Disponível em: https://www.revistas.unam.mx/index.php/repi/article/view/28899. Acesso em: 03 out. 2025.
SACRAMENTO, B. N. Política de ensino médio modular no Pará: princípios, diretrizes e práticas formativas para juventude do campo na Amazônia. 2018. 187 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Campus Universitário de Cametá, Universidade Federal do Pará, Cametá, 2018.
SOUZA, Arodinei Gaia de. SOME: educação no campo na Amazônia paraense. Cametá, PA: AGS, 2020.
TINTO, Vincent. Aprimorando o sucesso estudantil: levando a sério o sucesso em sala de aula. The International Journal of the First Year in Higher Education, Universidade de Syracuse, Nova York, Estados Unidos da América, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2012. DOI: https://doi.org/10.5204/intjfyhe.v2i1.119. Acesso em: 03 out. 2025.
LEI ESTADUAL Nº 7.806/2014. Dispõe sobre a regulamentação e o funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado do Pará, Belém, 30 abr. 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
