TRATAMENTO DA OBESIDADE ATRAVÉS DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ASSOCIADO AO USO DE FITOTERÁPICOS
Keywords:
Obesidade, Reeducação alimentar, FitoterapiaAbstract
A obesidade é considerada, atualmente, um dos principais problemas de saúde pública, constituindo-se em epidemia mundial responsável por aumento substancial da morbimortalidade. É uma enfermidade resultante da interação de fatores genéticos, metabólicos, sociais, comportamentais e culturais, causando forte impacto tanto na saúde quanto no bem-estar psicológico e, principalmente, na qualidade de vida, além de estar diretamente relacionada ao risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, metabólicas, neoplásicas, ortopédicas, entre outras. Nesse sentido, a utilização de múltiplas abordagens terapêuticas se mostra fundamental. A reeducação alimentar e a fitoterapia utilizadas de forma associada podem atuar de forma sinérgica no tratamento e controle da doença. O presente artigo de revisão bibliográfica visou identificar benefícios da relação entre o uso de fitoterápicos com a reeducação alimentar no controle da obesidade. Apontou-se que o controle de peso de forma definitiva perpasssa pela mudança de hábitos alimentares incorretos através de um processo de reeducação, onde ocorre o adestramento das vontades e a mudança da relação emocional associada ao consumo alimentar. Enfatizou-se que o uso de fitorápicos associado à reeducação alimentar permite uma abordagem mais completa de tratamento já que compostos bioativos presentes nas plantas possuem ações de controle e regulação metabólica além de efeitos no estado emocional o que promove maior eficiência no tratamento e maior adesão ao planejamento alimentar. Demonstrou-se os fitoterápicos mais utilizados nesta abordagem são os ansiolíticos, os inibidores de apetite e os termogênicos. Conclui-se que a eficiência no tratamento da obesidade pode ser obtida através de uma abordagem multifatorial em que a reeducação alimentar associada à fitoterapia e à prática de atividades físicas regulares se mostram como uma alternativa viável e segura. O profissional nutricionista deve guiar a sua conduta identificando a melhor forma de tratamento de forma individualizada.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
