SUPLEMENTAÇÃO COM VITAMINA A PARA PREVENÇÃO DE HIPOVITAMINOSE EM CRIANÇAS MENORES DE 1 ANO COM SARAMPO
Palabras clave:
Sarampo, Vitamina A, SuplementaçãoResumen
O presente estudo tem como objetivo mostrar a importância da suplementação com vitamina A para prevenir hipovitaminose em crianças menores de 1 ano com Sarampo. A vitamina é um micronutriente essencial para diferenciação celular, manutenção da integridade estrutural e funcional dos epitélios, visão, crescimento, reprodução e sistema imunológico. A deficiência está associada a infecções, pobreza e falta de acesso a fontes da mesma, porém o Sarampo também pode precipitar uma hipovitaminose aguda e xeroftalmia, levando à cegueira em crianças menores de 1 ano. O Sarampo é uma doença aguda contagio-infecciosa, transmissível, virótica, acometendo ambos os sexos, podendo levar à complicações e ser letal na infância. Dados recentes do Portal da Saúde mostram aumento do número de casos de Sarampo pois no período entre 23 de junho de 2019 a 14 de setembro de 2019 foram notificados 28.525 casos sendo confirmados 13,7%, o que representa 87% do total de casos confirmados no ano de 2019. A taxa de mortalidade da doença está associada à padrões de higiene precários, desenvolvimento socioeconômico e nutrição inadequada. No Brasil, através do Programa Nacional de Imunização, a vacina tríplice viral para prevenção do Sarampo é disponibilizada em duas doses, sendo a melhor forma de prevenção contra esse agravo. O sarampo é mais grave em imunocomprometidos, especialmente em crianças com deficiência de vitamina A menores de 1 ano. Sendo assim, o consumo adequado de vitamina A previne a hipovitaminose e complicação de várias doenças como o sarampo. A Organização Mundial de Saúde recomenda suplementação com vitamina A em todas as crianças com sarampo, imediatamente após o diagnóstico, pois a estudos mostram o efeito protetor da mesma em reduzir as taxas de morbimortalidade das mesmas. Este estudo é uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa e nível descritivo, de informações coletadas em artigos disponíveis em base de dados científicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
