MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.61164/3phnrj19Keywords:
Modelagem matemática, Estatística, Medidas de tendência central, Aprendizagem ativaAbstract
Este artigo apresenta uma experiência didática que articula a modelagem matemática ao estudo das medidas de tendência central (média, moda e mediana) em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta teve como objetivo relacionar a estatística à realidade dos estudantes, utilizando como contexto as próprias alturas da turma. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação, fundamentada em autores que fomentam a modelagem matemática e defendem o aprendizado ativo. A atividade foi desenvolvida em etapas: escolha do tema, coleta das alturas com o uso de trenas e réguas, organização dos dados, discussão coletiva e formalização matemática dos conceitos. Os alunos calcularam a média, a moda e a mediana, interpretando os resultados como formas de representar o grupo. Os resultados mostraram que a altura que melhor representa a turma. A experiência evidenciou que a modelagem matemática, quando aplicada a dados concretos, desperta a curiosidade, favorece a compreensão dos conceitos estatísticos e fortalece o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.
BROUSSEAU, Guy Yves. Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches En Didactique Des Mathématiques.1986. Disponível em: https://revue-rdm.com/1986/fondements-et-methodes-de-la/. Acesso em: 25 out. 2025.
BURAK, Dionísio; ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. A modelagem matemática e relações com a aprendizagem significativa. Curitiba: Editora CRV, 2012. DOI: https://doi.org/10.24824/978858042352.5
CASTANHEIRA, Nelson Pereira. Estatística aplicada a todos os níveis. Editora Intersaberes, 2023.
FERNANDES, Cícero Gabriel Bento; SANTOS, Suely Nogueira dos; MARQUES, Sergio Gledson de Lima; MACEDO, Luciana Maria de Souza. Modelagem Matemática: Trilhando caminhos para uma aprendizagem significativa. In: Congresso Nacional de Educação – CONEDU, 10., 2023, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: Editora Realize, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/65a6dec26add2_16012024165338.pdf. Acesso em: 13 out. 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
NORONHA, Heloísa. Enem: saiba quais os assuntos de Matemática que mais caem no exame. CNN Brasil, 22 mai. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/enem-saiba-quais-os-assuntos-de-matematica-que-mais-caem-no-exame/. Acesso em: 14 out. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Wislene Erislene da Silva, José Ivan Luz Batista, Luis Widney Carvalho Macedo, Paulo Victor Ribeiro Lima, Ronilson da Silva, Zenilda de Sousa Eloi, Zoneide Bezerra Medeiros, Roberto Arruda Lima Soares, Ronaldo Campelo da Costa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
