O EFEITO DA DRENAGEM LINFÁTICA NO TRATAMENTO FIBROEDEMA GELOÍDE
DOI:
https://doi.org/10.61164/x0p96y15Keywords:
Drenagem linfática manual, Fibroedema Geloíde , Celulite, Estética , Tratamentos EstéticosAbstract
O Fibroedema Gelóide (FEG), conhecido popularmente como celulite, é uma alteração estética multifatorial que acomete principalmente mulheres e está relacionada a disfunções na microcirculação, acúmulo de líquidos e alterações no tecido conjuntivo. A Drenagem Linfática Manual (DLM) destaca-se como um recurso amplamente utilizado na estética por atuar na melhora do fluxo linfático, na redução de edemas e na reorganização tecidual. Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão narrativa da literatura, os efeitos da DLM no tratamento do FEG em mulheres. A busca foi realizada no Google Acadêmico, considerando artigos publicados nos últimos dez anos, resultando em sete estudos elegíveis para a análise final. Os achados demonstraram que a DLM promove melhora da textura cutânea, redução do edema intersticial, alívio de desconfortos e aumento da oxigenação tecidual, apresentando resultados mais efetivos em graus iniciais de FEG. Observou-se também impacto positivo no bem-estar e na autoestima das pacientes. A literatura reforça que a eficácia da técnica aumenta quando associada a hábitos saudáveis e outras terapias complementares. Conclui-se que a DLM é uma intervenção segura e benéfica no manejo do FEG, embora haja necessidade de novos estudos com protocolos padronizados e amostras mais amplas para fortalecimento das evidências científicas.
Downloads
References
OZOLINS, Bárbara Cristine et al. Drenagem linfática clássica – revisão de literatura. Revista Saúde em Foco, edição nº 10, 2018.
TAVARES, Izabele Soares et al. Recursos fisioterapêuticos utilizados no tratamento do fibro edema gelóide (FEG). Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA), v. 7, n. 2, p. 45–58, jul./dez. 2016.
SOARES, Nathália de Souza et al. Efeitos da drenagem linfática manual através da técnica de Leduc no tratamento do fibro edema gelóide: estudo de caso. Revista Brasileira de Vascularização, 2018.
GUSMÃO, Flávia Ferraz et al. Efeito da drenagem linfática no tratamento do fibro edema gelóide em mulheres. Id on Line – Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v. 12, n. 41, 2018. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1185
DUARTE, Isabela Costa; SOUZA, Maria Betânia Barbosa; SALEME, Alice Pereira de Faria. Drenagem linfática no tratamento de fibro edema gelóide. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 3, 2021.
SANTOS, Clécia Araújo dos; MOURA, Juliana Braga Facchinetti. Efeito imediato da drenagem linfática manual no fibroedema gelóide. Research, Society and Development, v. 11, n. 16, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i16.38486. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38486
BRITO, Paloma Kassia Sousa de; ANGELIM, Carolina Cabral; CASSEB, Samir Mansour Moraes. Uma revisão sistemática sobre os benefícios da drenagem linfática manual no tratamento do edema em membros inferiores. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e14810413968, 2021. DOI: DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13968
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Laísa Fernanda Almeida Sereno

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
