ESTRATÉGIA LÚDICA EMPREGADA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARA O ALCANCE DE CRIANÇAS PARA CONSULTAS DE PUERICULTURA
Keywords:
Puericultura, Desenvolvimento Infantil, Criança, Estratégia Lúdica, EnfermagemAbstract
A consulta de puericultura tem como objetivo acompanhar a criança de forma integral, no seu crescimento e desenvolvimento propiciando uma melhor qualidade de vida, reduzindo assim, a morbimortalidade infantil. Com base nisso, a estratégia lúdica empregada no ESF Joaquim Pedrosa da cidade de Teófilo Otoni, buscou capitar as mães com suas crianças para adesão a consulta infantil, visto a baixa aceitação dos responsáveis aos serviços e as consultas realizadas pela equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde. A ação foi desenvolvida pelos acadêmicos do curso de enfermagem da Alfa UNIPAC, com a colaboração da Enfermeira e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade. Através do projeto, foi possível capitar mais de 60 crianças com a idade até cinco anos, sendo realizada a coleta de dados, pesagem, avaliação do crescimento e desenvolvimento cognitivo das mesmas; e aquelas entre 5 a 10 anos que também participou do evento através das brincadeiras educativas. Como resultado, a estratégia empregada contribuiu para incentivar, de forma lúdica e divertida, a importância da realização das consultas subsequentes na unidade, objetivando a promoção à saúde, prevenção de agravos, identificando alguma comorbidade e/ou situação de risco, buscando assim, atuar precocemente nas intercorrências encaminhando para o centro de referência responsável.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
