IMPORTÂNCIA DAS CONSULTAS DE PUERICULTURA NO DIAGNÓSTICO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Keywords:
Autismo, TEA, Enfermagem, Puericultura, ESFAbstract
O presente artigo discutiu importância das consultas de puericultura no diagnóstico de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (tea). O objetivo foi identificar o papel da enfermagem na assistência de pacientes com diagnóstico ou suspeita de ser portador do TEA, e se há dificuldade nas consultas de puericultura, pois é de competência do Enfermeiro saber orientar, dar apoio, ter conhecimento suficiente sobre o assunto para saber identificar os sinais e sintomas, diferenciando de outras síndromes, juntamente com outros profissionais da área da saúde. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, de cunho descritivo e documental e quanto aos meios uma revisão bibliográfica, utilizando-se publicações nas bases SciELO, Google acadêmico, sites do governo federal e estadual como o Ministério da Saúde, YouTube, sites oficiais do TEA, dentre outras com um artigo de 1996 e demais com datas superiores a 2012. Ao final, considerou-se que a assistência de Enfermagem é de extrema importância na prestação do cuidado, auxiliando na promoção do desenvolvimento da criança, facilitando o acesso às informações sobre o transtorno e promovendo ações que proporcionem o bem-estar do paciente e do seu familiar direcionando-os aos serviços de saúde essenciais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
