O USO DO TELHADO VERDE COMO UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL AOS CENTROS URBANOS: UMA REVISÃO.
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v4i1.2297Palavras-chave:
Palavras-chave: Sustentabilidade, Biodiversidade, Paisagismo Urbano, Plantas Nativas, Benefícios Sociais.Resumo
A falta de conhecimento e conscientização sobre os benefícios e técnicas de implementação dos telhados verdes entre os profissionais da construção civil e proprietários de edifícios levou os autores a realizar este estudo. Estas razões incluem a falta de informações e de políticas públicas que promovam o uso dos telhados verdes, o que pode dificultar sua realização e limitar seu potencial de vantagens ambientais e econômicas. Portanto, justifica-se a realização deste estudo sobre telhados verdes para promover o conhecimento, conscientização e adoção dessa prática sustentável, visando melhorar os impactos ambientais e proporcionar benefícios econômicos para os proprietários de edifícios. O objetivo geral deste artigo é de abordar o uso do telhado verde como alternativa sustentável nos centros urbanos. A proposta metodológica aplicada para materializar este estudo refere-se da utilização da pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva, com base em livros, revistas e artigos científicos para formulação de referências e informações relativas ao tema. Salienta-se que, para um melhor desenvolvimento da pesquisa, também foi realizada a análise de outros estudos pertinentes, dada a amplitude da temática. Este estudo servirá como um direcionamento da capacidade da inovação verde para transformar os desafios ambientais urbanos em oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Com a crescente adoção de telhados verdes, podemos vislumbrar um futuro no qual nossas cidades reflitam mais profundamente os valores de sustentabilidade, resiliência e comunhão com a natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

