ENSINO DA PROPORCIONALIDADE UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES XXIV, EM COLINAS-MA

Authors

  • Dhone Pereira De Sousa Instituto Federal do Piauí (IFPI), Floriano, Piauí, Brasil
  • Tiago Ramos Lima Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Rita Maria Costa Carneiro Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Rita Lourrane Brito Barroso Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Raissa Carvalho de Sousa Luz Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Liza Stephanya Queiroz de Sousa Oliveira Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Isadora Leite Silva Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Hicaro Ruan Rodrigues Pereira de Andrade Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Danielson Freitas da Silva Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Ana Carolina Ferreira Da Silva Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil
  • Ykaro Bruayan Silva de Sousa Colégio Militar Tiradentes – XXIV, Colinas – MA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61164/ht8bst75

Keywords:

Proporcionalidade; Matemática; Histórias em Quadrinhos; Ensino Fundamental.

Abstract

O presente trabalho apresenta uma experiência didática sobre o ensino da proporcionalidade e juros, abordando conteúdos como razão, proporção, porcentagem, Teorema de Tales, Teorema da Bissetriz Interna e o número Pi, por meio do uso de histórias em quadrinhos (HQs) como recurso pedagógico. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Maior do Colégio Militar Tiradentes XXIV, localizado na cidade de Colinas, Maranhão. A fundamentação teórica traz autores que destacam as potencialidades das HQs no processo de ensino-aprendizagem, como Vergueiro (2005, 2006, 2018), Pereira et al. (2021) e Ramos (2019). Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa mista (Bogdan e Biklen, 2018), combinando dados qualitativos. Os resultados indicam que o uso das HQs contribui para a compreensão dos conceitos matemáticos, despertando o interesse e facilitando a aprendizagem.

References

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Pesquisa qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1997.

DANTE, Roberto Luiz. Teláris essencial: Matemárica: 9º ano. – 1º ed.- São Paulo: Ática 2022.

Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

PEREIRA, A. C. C.; CEDRO, W. L. Educação Matemática: diferentes contextos, diferentes abordagens. 1. ed. Fortaleza: Ed UECE, 2015.

PEREIRA, Ana Carolina Costa, et al. Histórias em quadrinhos na educação [livro eletrônico]: possibilidades de uma prática. 1. ed. Fortaleza, CE: Editora da UECE, 2021.

RAMOS, P. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

Sousa, Adriano Faustino de. O ensino de matemática para alunos com transtorno do Espectro Autista:um estudo sobre as contribuições do jogo para educação básica. 1. ed. – Curitiba, PR: Studies Publicações, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/stebook.00026

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no ensino. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018. p. 7-29.

VERGUEIRO, Waldomiro. Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. YELLOW KID. Disponível em: https://nanquim.com.br/1895-yellow-kid/. Acesso em: 14 dez. 2022.

Published

2025-07-30

How to Cite

ENSINO DA PROPORCIONALIDADE UTILIZANDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES XXIV, EM COLINAS-MA. (2025). Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 14(1), 1-15. https://doi.org/10.61164/ht8bst75