A LINGUAGEM JURÍDICA: A COMPREENSÃO E DECISÃO DO JÚRI
DOI:
https://doi.org/10.61164/spt2ex83Keywords:
Direito processual penal, Linguagem jurídica, Tribunal do júri, Jurados, HermenêuticaAbstract
O Tribunal do Júri, instituição democrática consagrada na Constituição da República de 1988, enfrenta o desafio da incompreensão da linguagem jurídica pelos jurados leigos. Este artigo analisa os impactos da barreira linguística na compreensão e decisão dos jurados, com base em pesquisa teórico-empírica realizada na Comarca de Linhares-ES. A fundamentação teórica apoia-se em pesquisas que destacam o caráter constitutivo da linguagem no Direito. A pesquisa de campo, realizada com 20 jurados através de questionário estruturado, revelou que grande parte dos participantes compreendem "pouco" ou "muito pouco" dos termos jurídicos essenciais. Identificou-se correlação entre nível educacional e compreensão dos conceitos jurídicos. Com base nesses resultados, propõe-se um Protocolo de Mediação Linguística composto por três eixos: glossário jurídico acessível, sessão orientativa prévia e fortalecimento do papel pedagógico do juiz presidente. Conclui-se que a superação das barreiras linguísticas é condição essencial para a legitimidade dos veredictos e a efetiva soberania popular no Tribunal do Júri.
Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado, 1988. Disponível em: https://tinyurl.com/459xu52m. Acesso em: 15 out. 2025.
BRASIL. Decreto-lei nº. 3.689 de 03 de outubro de 1941. Código de Processo Penal. Rio de Janeiro: Catete, 1941. Disponível em: https://tinyurl.com/yc5vxc5s. Acesso em: 15 out. 2025.
GRAU, Eros Roberto. Ensaio e discurso sobre a interpretação/aplicação do direito. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2002.
GRINOVER, Ada Pellegrini. Processo penal em evolução. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2019.
LOPES JR., Aury. Direito processual penal. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2021.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
NUCCI, Guilherme de Souza. Código de processo penal comentado. 20. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
OLIVEIRA, Eugênio Pacelli. Curso de processo penal. 26. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-707620210003.13016
REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
SANTOS JÚNIOR, Sirval Martins; ANDRADE, Valdeciliana. A linguagem jurídica e o acesso à justiça. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2021.
STRECK, Lênio Luiz. Hermenêutica jurídica e(m) crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. 2. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.
TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2015.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Luciano Cunha Cabral, Alexandre Jacob

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
