CHAMAMENTO PÚBLICO E NOVA LEI DE LICITAÇÕES: ANÁLISE JURÍDICO-DOGMÁTICA DA COMPETITIVIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.61164/6m1na995Palavras-chave:
Chamamento Público; Lei nº 14.133/2021; Contratações Públicas; Competitividade; Direito Administrativo.Resumo
O presente estudo analisa o chamamento público no contexto da Lei nº 14.133/2021, examinando seus fundamentos jurídicos, limites normativos e impactos na competitividade das contratações públicas. Partindo de uma abordagem jurídico-dogmática, o estudo investiga o papel do chamamento público como instrumento de concretização dos princípios da isonomia, da transparência, da eficiência e da obtenção do resultado mais vantajoso para a Administração Pública. Busca-se compreender em que medida essa forma de seleção amplia a participação de fornecedores, especialmente de pequeno e médio porte, e contribui para a mitigação de práticas restritivas à concorrência. A metodologia adotada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, com análise da legislação aplicável, da doutrina especializada e de posicionamentos institucionais relevantes. Ao final, sustenta-se que, embora o chamamento público represente um avanço normativo relevante no regime jurídico das contratações públicas, sua efetividade depende da observância rigorosa de critérios objetivos, da adequada capacitação dos gestores públicos e do fortalecimento dos mecanismos de controle, sob pena de comprometimento da competitividade e da segurança jurídica.
Downloads
Referências
ARAGÃO, Alexandre Santos de. Licitações, contratos administrativos e controle da Administração Pública. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.
BRASIL. Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021. Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1 abr. 2021.
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 36. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2023.
DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 36. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense, 2023.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)Pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. 6. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Del Rey, 2022.
JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021). 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2023.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo; GARCIA, Emerson. Licitações públicas e contratos administrativos: novos paradigmas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2022.
MOTTA, Fabrício; NOHARA, Irene Patrícia. Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos comentada. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2022.
NIEBUHR, Joel de Menezes. Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos: comentários à Lei nº 14.133/2021. 3. ed. rev. e atual. Belo Horizonte: Fórum, 2022.
NOHARA, Irene Patrícia. Governança, integridade e controle nas contratações públicas. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Luiz Fernando Ridolfi, Bruno Gouveia Pietrobon, Caroline Meurgey Afara Saldanha Rocha, Izaias Alves dos Santos, Patricia Nobre de Vasconcelos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

