TECENDO SABERES NA MALOCA DIGITAL: TECNOLOGIAS DIGITAIS E PROJETOS PEDAGÓGICOS NA PRÁTICA EDUCATIVA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.61164/tth9ky48Keywords:
: Projetos Pedagógicos; Educação Escolar Indígena; Tecnologias Digitais.Abstract
Este estudo buscou investigar de que maneira a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em projetos pedagógicos específicos pode aprimorar a prática educativa nas escolas indígenas, respeitando e promovendo seus fundamentos interculturais, bilinguistas e de fortalecimento comunitário através de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e analítico, baseada em revisão sistemática da literatura acadêmica (artigos, teses, dissertações) sobre EEI e TDICs nos últimos 5 anos. Avaliação e análise documental de relatórios de experiências pedagógicas publicados por organizações indígenas (como COIAB) e pelo Ministério da Educação, juntamente com a sistematização de casos emblemáticos divulgados em canais de mídia indígena. Em suma, este trabalho contribuiu para o campo da Educação Escolar Indígena ao mapear e sintetizar a produção acadêmica disponível. No processo, uma das principais constatações foi a escassa quantidade de pesquisas dedicadas ao tema, o que, por si só, revela a urgência e a relevância de novos estudos nessa área. Outro ponto que identificamos foi de que as tecnologias digitais, não substituem os saberes tradicionais, os rituais ou a oralidade. Elas podem ser manejadas com cuidado ético e criatividade pedagógica, funcionar como novas ferramentas de registro, amplificação e diálogo.
Downloads
References
CAVALCANTE, T. L. V. Educação escolar indígena e tecnologias digitais: processos de autoria e protagonismo docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Del Álamo, Ó. (2000). Indígenas en la red. DHIAL, 14. 16.
Del Álamo, Ó. (2003). Informe final II Encuentro sobre Conectividad y Poblaciones Indígenas en Ottawa. Redes para el Desarrollo, 43.
FEITOSA, L. As TIC’s e a educação escolar indígena: possibilidades e desafios. Revista Humanidades e Inovação, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 88-96, 2017. Disponível em:
https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/389. Acesso em: 03 abr. 2025.
HILLESHEIM, B., BERNARDES, A. G. (2014). Território e nomadismo: a saúde em questão. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 66 (3), 47-58. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672014000300005&lng=pt&nrm=iso%20Acesso%20em%20:%2030/12/2023 . Acesso em 15 nov. 2025.
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. São Paulo: Papirus, 2012.
MAHER, T. M. Formações de professores indígenas: uma discussão introdutória. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (org.). Formação de
professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006, p. 11-37. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/media/publicacoes/semesp/vol8profind.pdf. Acesso em 14 dez. 2025.
PINTO, A. A. O protagonismo comunicacional-informacional-digital indígena na sociedade da informação: antecedentes, experiências e desafios. Anuario Electronico de Estudios em Comunicacion Social “Disertaciones”, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 104-127, 2018. DOI:
http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.5715. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.5715
https://www.redalyc.org/journal/5115/511555883007/511555883007.pdf. Acesso em: 01 mar. 2025.
WALSH, C. Interculturalidad, Estado, Sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena. Resolução CNE/CEB nº 5, de 22 de junho de 2012.
URQUIZA, A. H. A. A educação indígena e a perspectiva da diversidade. Contrapontos, Florianópolis, v.11, n. 03, p. 336-348, dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/2937/2033 . Acesso em: 26 ago. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Lorena Andrade Costa, Alan Cordeiro Fagundes, Giselle Calil Avelar, Rômulo Oliveira Chaves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

