GESTÃO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GURUPI-TO:
DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO
Keywords:
Resíduos sólidos, construção civil e destinação de resíduosAbstract
Os Resíduos Sólidos da Construção Civil são objetos de estudos frequentemente nas últimas décadas devido ao seu alto volume e baixa possibilidade de aplicação após o seu descarte. Contudo, a disposição irregular desses resíduos pode gerar problemas de ordem estética, ambiental e de saúde pública, pois nesses resíduos também há presença de material orgânico e de produtos químicos. Nesse cenário, estudos dos resíduos de construções estão em amplificação, buscando contribuir para a sustentabilidade do meio ambiente. Este estudo de caso busca selecionar e estimar o volume de entulho da classe A e resíduos da classe C depositados em área pública destinada para RCCD do município de Gurupi – TO. A pesquisa conclui que a cidade possui uma indústria da construção aquecida que demanda de alta quantidade de materiais da construção e por consequência, gerando um alto volume de resíduos que são descartado de forma clandestina (em calçadas, próximo aos córregos ou terrenos baldios) ou tem sua destinação o aterro da cidade destinado aos resíduos da construção civil da cidade. Mediante a esses fatos, a pesquisa foi apresentou medidas que podem ser aplicadas afim de, destinar esses materiais do aterro para outras finalidades, até mesmo para que possam voltar a indústria da construção civil.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
