ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NO NEONATO PRÉ-TERMO COM A DOENÇA DA MEMBRANA HIALINA
Keywords:
Neonato, Desconforto Respiratório, Neonatal, FisioterapeutaAbstract
O neonato pré-termo acometido pela doença pulmonar das membranas hialinas (DPMH), também conhecida como síndrome do desconforto respiratório, poderá desenvolver alterações hemodinâmicas, fazendo com que haja um cuidado mais que especial na unidade de terapia intensiva neonatal, onde uma equipe preparada e qualificada o acompanhará durante o processo de alta. Fundamentação teórica: Devido a sua imaturidade do sistema, e a deficiência do surfactante, esse responsável por manter os alvéolos abertos, com a deficiência do mesmo os alvéolos ficarão colabados e então gerará um quadro de esforço respiratório. O fisioterapeuta será um dos profissionais a garantir essa melhora do quadro motor, e respiratório, auxiliando na prevenção e na manutenção das vias aéreas, no controle de doenças pulmonares que possam surgir, trazendo uma evolução positiva, e reduzindo os dias de ocupação do leito. Metodologia: Esse trabalho tem como objetivo descrever o as intercorrências, e tratamentos fisioterapêuticos para o neonato pré termo, cuidados esse que serão primordiais para a evolução positiva deste individuo, onde fisioterapeutas e outras áreas multidisciplinares estarão monitorando. Foram selecionados artigos publicados no ambiente virtual sendo: Google Acadêmico, Pubmed e Scielo, considerando que os trabalhos publicados nos últimos 21 anos (2000 a 2021). Considerações Finais: Conclui-se que a fisioterapia será de grande importância na recuperação deste neonato, onde o cuidado e a prevenção de futuras intercorrências sejam prevenidas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
