ASPECTOS JURÍDICOS DO HOMICÍDIO FUNCIONAL PRATICADO CONTRA FILHO ADOTIVO
Palabras clave:
homicídio funcional, filho adotivo, constituiçãoResumen
O estudo em tela almeja, com fundadas razões em entendimentos jurisprudenciais e doutrinários, analisar, a possibilidade de inclusão do filho adotivo como sujeito passivo no homicídio funcional, qualificadora que foi introduzida no Código Penal por meio do artigo 121, §2º, inciso VII. Fazendo uma justa interpretação do dispositivo legal à luz dos princípios da legalidade, que rege o direito penal, e da igualdade, que defende quaisquer distinções entre filhos adotivos e biológicos. Princípios estes, presentes na Constituição Federal, e imprescindíveis para que o estudo do reconhecimento do filho adotivo como possível sujeito passivo no texto do inciso VII seja feito de modo exato. Considerando ainda, os elevados números a respeito do crime aqui discutido. Deste modo, objetiva-se pautar os entendimentos contidos em jurisprudências e doutrinas correlatos ao tema a fim de buscar mais isonomia ao que diz a redação desta norma penal, visto que esta não incluiu os filhos supramencionados na figura legal, indo de confronto com os preceitos elencados na Magna Carta.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
