A RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANO SOCIAL DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19
Palabras clave:
Responsabilidade civil, dano social, legitimidade ativa, Covid-19Resumen
Comumente aplica-se a indenização por dano moral ou material diante do cenário da pandemia do Covid-19. Visto que a infração de um indivíduo atinge toda a coletividade, surge a necessidade de responsabilização em favor da sociedade. Como forma de suprir essa carência, realizou-se um estudo sobre a responsabilização civil por dano social diante do desrespeito às medidas sanitárias na pandemia do Coronavírus. O propósito foi apresentar um mecanismo de redução dos casos de desrespeito às normas de combate ao atingir a esfera patrimonial do indivíduo. O estudo foi realizado por análise de obras renomadas, artigos científicos e pesquisas de precedentes no sistema jurídico brasileiro. Devido o dano social ser tema relativamente novo, além de identificarmos a possibilidade de sua aplicação em casos concretos no desrespeito às medidas sanitárias, encontramos divergência quanto à destinação da indenização, porém, com forte sustentação na possibilidade da sua reversão para o tratamento de pessoas infectadas e também prevenção. Dessa forma, verificamos que os legitimados para propor a ação indenizatória são os mesmos para propor ação coletiva, os quais poderão fazê-la sem a exigência de efetiva contaminação de terceiros para configuração do dano, sendo indenizadas indiretamente por valor aplicado mediante analogia de demais institutos reparatórios.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
