O USO DE FÁRMACOS NO TRATAMENTO DO ALCOOLISMO
Palavras-chave:
Alcoolismo, Fármacos, Reintegração socialResumo
Este estudo fez uma análise acerca do uso de fármacos no tratamento do alcoolismo. O alcoolismo é uma doença crônica, primária, vinculada a fatores genéticos, psicossociais ou ambientais, esses fatores influenciam diretamente no desenvolvimento e manifestação do hábito do etilismo. O objetivo deste estudo foi descrever sobre a eficácia do uso dos fármacos: Dissulfiram, Acamprosato e Naltrexona para o tratamento do alcoolismo como meio de reintegração social; A metodologia deste estudo foi de natureza qualitativa; quanto aos fins fez-se uma descrição acerca do tema proposto e quanto aos meios desenvolveu-se uma análise bibliográfica. Ao final considerou-se que o alcoolismo torna-se então um problema de saúde pública com grande evidência, pois, compreendeu-se que o tratamento e acompanhamento da pessoa que faz uso indiscriminado do álcool requer um esforço da família, uma vontade do usuário em cessar com o hábito do etilismo, bem como é fundamental a inserção dos profissionais de saúde num trabalho continuo, ou seja, família-paciente-profissional de saúde, todos envolvidos no processo de busca por estratégias que devolvam a vontade da pessoa em viver bem no convívio social e ao mesmo tempo devolvendo qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

