A COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS NO BRASIL:
PONDERAÇÃO E CONCORDÂNCIA PRÁTICA
Palavras-chave:
Colisão, Direitos Fundamentais, Direito ConstitucionalResumo
O presente artigo tem como ponto central de estudo dos direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro e os conflitos que surgiram entre esses direitos, principalmente após a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A partir da consolidação dos direitos fundamentais, em sua natureza principiológica, começaram a surgir situações em que um determinado direito entra em colisão com outro, sendo que tais situações fazem surgir discussões no Poder Judiciário. O objetivo da pesquisa é demonstrar como a ponderação é utilizada como uma forma de solução desses conflitos, tendo como parâmetro o princípio da proporcionalidade ou razoabilidade. Demonstrou-se ainda que tais formas de solução estão em conformidade com as regras de hermenêutica jurídica, no que tange a aplicabilidade da concordância prática ou harmonização. Para tanto, o método utilizado foi o exploratório, tendo como referência os meios bibliográficos, a doutrina e as jurisprudências. Concluiu-se que é um trabalho árduo para o julgador decidir sobre qual direito deverá sobressair nos casos de colisão, mas cada caso deverá ser analisado de acordo com suas particularidades, principalmente, sopesando-se quais bens jurídicos tutelados estão em conflito, e qual merecerá maior proteção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

