PRONTUÁRIO ELETRÔNICO:
DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIA DE BAIXO CUSTO PARA FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Palabras clave:
Registros eletrônicos de saúde, Odontologia legal, Registros odontológicosResumen
Introdução: A Universidade Federal do Pará (UFPA) oferece tratamentos odontológicos à comunidade local, por meio de suas clínicas coordenadas pela Faculdade de Odontologia (FO). Atualmente, os dados dos pacientes são registrados em prontuários em papel e o gerenciamento dessa documentação torna-se um desafio para a Faculdade. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi elaborar uma plataforma online para organização e armazenamento de dados em saúde dos pacientes atendidos nas clínicas da FOUFPA. Metodologia: Determinou-se o desenvolvimento de uma solução de software capaz de ser utilizada em dispositivos fixos ou móveis. O Google Forms foi escolhido como plataforma, pois permitiu a manipulação de sua interface de acordo com as necessidades do projeto. Resultados: Um protótipo de prontuário odontológico digital capaz de ser operado em diferentes sistemas operacionais, com eficiência e segurança de dados, por um baixo custo foi desenvolvido com auxílio das Interface de Programação de Aplicações (API) do Google e o GSuite UFPA. Oito voluntários participaram do teste de usabilidade, o qual mostrou resultados satisfatórios de aceitação dos participantes com a plataforma. Conclusão: Esse estudo ofereceu uma alternativa viável para administração dos dados contidos nos prontuários dos pacientes atendidos na FOUFPA.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
