SABERES E PRÁTICAS: GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM HORTICULTORES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.61164/bhb4f692Palavras-chave:
Promoção de Saúde, Prevenção de Doenças, HorticulturaResumo
A promoção da saúde por meio da educação é essencial no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF), principalmente com assuntos relevantes e atividades coletivas. Este estudo tem como objetivo relatar a experiência do projeto ‘’Cultivando Saúde’’, desenvolvido por residentes do Programa de Residência em Saúde da Família da Universidade Estadual do Piauí, junto a horticultores vinculados à uma horta comunitária de Teresina– PI. Trata- se de um trabalho com abordagem qualitativa e descritiva, desenvolvido entre abril e outubro de 2025, por meio de encontros mensais com participação de 8 a 14 trabalhadores. As atividades foram planejadas e executadas por uma equipe multiprofissional, utilizando metodologias ativas como rodas de conversa e dinâmicas de grupo. Os temas abordados incluíram prevenção de doenças crônicas, saúde da mulher, ergonomia, prática de atividade física, saúde bucal, saúde mental, direitos da pessoa idosa, alimentação saudável, práticas integrativas e complementares. Os resultados evidenciaram que o grupo da horta se apresentou como um espaço de trocas de saberes, de socialização e promoção do bem estar. Estabelecimento do vínculo entre os profissionais e a comunidade, a valorização dos saberes populares e o estímulo ao protagonismo dos participantes. Para os residentes, a experiência favoreceu reflexões críticas sobre o cuidado em saúde. Considera- se que projetos como esse fortalecem a participação social e trazem esses protagonistas para próximo da Unidade Básica de Saúde do território que antes, pouco frequentavam.
Downloads
Referências
BRASIL. Educação em Saúde. Brasilia: Sistema Único de Saúde, 2009. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/sus/universo_atuacao.php Acesso em: 07 out. 2025.
MADEIRA, F. B. et al. Estilos de vida, habitus e promoção da saúde: algumas aproximações. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 106- 115, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/ZSNBnZhZ9DQr8YqsZHky wjC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 out. 2025.
MARTÍN-BARÓ, Ignacio. Sistema, grupo y poder: psicología social desde Centroamérica II. El salvador: UCA, 1989.
MONTEIRO, Denis; MENDONÇA, Marcio Mattos de. Quintais na cidade: a experiência de moradores da periferia do Rio de Janeiro. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, v. 1, p. 29-31, 2004. Disponível em: https://orgprints.org/id/eprint/19941/ Acesso em: 07 out. 2025.
FONTANA, Rosane Teresinha et al. Reflexões sobre a educação em saúde como um processo emancipatório. Brazilian Journal Of Health Review, [S. L.], v.3,n.3,p.5196-5203, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv3n3-096. Acesso em: 07 out. 2025.
CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA SOCIAL. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 6, n. 8, p. 59412- 59416, 2020. Brazilian Journal of Development. Disponível em: http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n8-383. Acesso em: 07 out. 2025.
RODRIGUES, D. de F. et al. Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Educação Permanente em Saúde: uma construção de vínculo entre a educação e o trabalho. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, 2021. Acesso em: 07 out. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lara Fernanda Carlos Lima, Cláudio Fernando Gomes Gonçalves, Diego de Oliveira Santos, Ingrid de Oliveira Carvalho, Marília Victoria Nunes Garcez, Wállyson Alves e Silva, Victória Lorrany Alencar da Costa, Júlio César Paiva e Silva, Samira Rego Martins de Deus Leal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
 
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
 - Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
 
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
						
							
