O EMPREGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rrzapw93Palabras clave:
Direito penal, Política criminal, Inteligência artificial, Criminalidade, Inovação tecnológicaResumen
O presente estudo analisa a aplicação da Inteligência Artificial no combate à criminalidade, com ênfase no Estado do Espírito Santo, buscando compreender como essa tecnologia pode auxiliar na prevenção, investigação e repressão de delitos. Partindo de um panorama geral da evolução da IA, discute-se sua incorporação à segurança pública por meio de ferramentas como o reconhecimento facial, a análise preditiva, o cruzamento de dados e o monitoramento em tempo real. No caso do Estado do Espirito Santo, verificou-se que programas estratégicos e o uso de tecnologias avançadas, os sistemas de micro comparação balística, a identificação biométrica e as câmeras inteligentes têm contribuído para maior eficiência nas ações policiais e para a redução dos índices de criminalidade. Ainda que existam desafios éticos e operacionais, como a proteção da privacidade e a necessidade de regulamentação do uso de dados, conclui-se que a IA se consolidou como instrumento essencial para modernizar a segurança pública e ampliar a eficácia no enfrentamento ao crime.
Descargas
Referencias
ALEXANDRE, Breno; SOBRAL, Paulo Ricardo. Câmeras com reconhecimento facial ajudam a prender mais de 100 assassinos, estupradores e traficantes no ES. G1 Espírito Santo, 16 mai. 2025. Disponível em: https://tinyurl.com/mrxemtxj. Acesso em: 02 out. 2025.
BUENO, Samira; LIMA, Renato Sérgio (Org.). Anuário brasileiro de segurança pública: 2024. São Paulo: FBSP, 2024.
FOLHA VITÓRIA. Algoritmos, câmeras e IA viram armas no combate à criminalidade no ES. Polícia, 03 jun. 2025. Disponível em: https://tinyurl.com/35yphy7f. Acesso em: 02 out. 2025.
GLESS, Sabine. Policiamento preditivo: em defesa dos “verdadeiros positivos”. Revista Direito GV, v. 16, n. 1, 2020.
LIMA, Isaías; PINHEIRO, Carlos A. M.; SANTOS, Flávia A. Oliveira. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
MCCARTHY, John. Applications of circumscription to common sense reasoning. Artificial Intelligence, v. 28, n. 1, 1986.
NAGATA, Sabrina Vettoracci. Utilização da inteligência artificial na segurança pública e sua contribuição na Polícia Militar. Brazilian Journal of Development, v. 10, n. 6, 2024.
RICH, Elaine; KNIGHT, Kevin. Artificial intelligence. 2.ed. Columbus: McGraw-Hill, 1991.
SALES, Eric Rodrigues; LUI, Lizandro. Perspectivas sobre segurança pública em cidades inteligentes: uma revisão da literatura de 2002 a 2022. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, v. 22, n. 2, 2023.
SICHMAN, Jaime; COZMAN, Fabio Gagliardi; PINHANEZ, Claudio Santos. É possível a máquina superar o ser humano? Jornal da USP, v. 34, n. 1096, 2016.
SILVA, Paulo Henrique Moura. Desenvolvimento tecnológico da segurança pública do Ceará por meio da inteligência artificial: "olhos" e "cérebros" operando a vigilância de arrasto. 2023, 76 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
SILVA, Helton Pimentel. Uso de inteligência artificial para análise do crime organizado em São Félix do Xingu-PA. Humanas em Perspectiva, v. 11, n. 1, 2024.
STOODI. Ensino e Treinamento a Distância. Inteligência artificial: o que é, como funciona e aplicações, 23 out. 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/4b7h6y58. Acesso em: 02 out. 2025.
VIEIRA, Jean Carlos Lúcio; SALVATO, Pedro Borges Fernandes. Utilização de inteligência artificial na segurança pública: uma revisão bibliográfica. 2023, 64 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Inhumas. Inhumas, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Pedro Henrique Ferreira de Oliveira, Alexandre Jacob

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
