O EMPREGO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO INSTRUMENTO ESTRATÉGICO NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.61164/rrzapw93Keywords:
Direito penal, Política criminal, Inteligência artificial, Criminalidade, Inovação tecnológicaAbstract
O presente estudo analisa a aplicação da Inteligência Artificial no combate à criminalidade, com ênfase no Estado do Espírito Santo, buscando compreender como essa tecnologia pode auxiliar na prevenção, investigação e repressão de delitos. Partindo de um panorama geral da evolução da IA, discute-se sua incorporação à segurança pública por meio de ferramentas como o reconhecimento facial, a análise preditiva, o cruzamento de dados e o monitoramento em tempo real. No caso do Estado do Espirito Santo, verificou-se que programas estratégicos e o uso de tecnologias avançadas, os sistemas de micro comparação balística, a identificação biométrica e as câmeras inteligentes têm contribuído para maior eficiência nas ações policiais e para a redução dos índices de criminalidade. Ainda que existam desafios éticos e operacionais, como a proteção da privacidade e a necessidade de regulamentação do uso de dados, conclui-se que a IA se consolidou como instrumento essencial para modernizar a segurança pública e ampliar a eficácia no enfrentamento ao crime.
Downloads
References
ALEXANDRE, Breno; SOBRAL, Paulo Ricardo. Câmeras com reconhecimento facial ajudam a prender mais de 100 assassinos, estupradores e traficantes no ES. G1 Espírito Santo, 16 mai. 2025. Disponível em: https://tinyurl.com/mrxemtxj. Acesso em: 02 out. 2025.
BUENO, Samira; LIMA, Renato Sérgio (Org.). Anuário brasileiro de segurança pública: 2024. São Paulo: FBSP, 2024.
FOLHA VITÓRIA. Algoritmos, câmeras e IA viram armas no combate à criminalidade no ES. Polícia, 03 jun. 2025. Disponível em: https://tinyurl.com/35yphy7f. Acesso em: 02 out. 2025.
GLESS, Sabine. Policiamento preditivo: em defesa dos “verdadeiros positivos”. Revista Direito GV, v. 16, n. 1, 2020.
LIMA, Isaías; PINHEIRO, Carlos A. M.; SANTOS, Flávia A. Oliveira. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: LTC, 2021.
MCCARTHY, John. Applications of circumscription to common sense reasoning. Artificial Intelligence, v. 28, n. 1, 1986.
NAGATA, Sabrina Vettoracci. Utilização da inteligência artificial na segurança pública e sua contribuição na Polícia Militar. Brazilian Journal of Development, v. 10, n. 6, 2024.
RICH, Elaine; KNIGHT, Kevin. Artificial intelligence. 2.ed. Columbus: McGraw-Hill, 1991.
SALES, Eric Rodrigues; LUI, Lizandro. Perspectivas sobre segurança pública em cidades inteligentes: uma revisão da literatura de 2002 a 2022. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa, v. 22, n. 2, 2023.
SICHMAN, Jaime; COZMAN, Fabio Gagliardi; PINHANEZ, Claudio Santos. É possível a máquina superar o ser humano? Jornal da USP, v. 34, n. 1096, 2016.
SILVA, Paulo Henrique Moura. Desenvolvimento tecnológico da segurança pública do Ceará por meio da inteligência artificial: "olhos" e "cérebros" operando a vigilância de arrasto. 2023, 76 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
SILVA, Helton Pimentel. Uso de inteligência artificial para análise do crime organizado em São Félix do Xingu-PA. Humanas em Perspectiva, v. 11, n. 1, 2024.
STOODI. Ensino e Treinamento a Distância. Inteligência artificial: o que é, como funciona e aplicações, 23 out. 2024. Disponível em: https://tinyurl.com/4b7h6y58. Acesso em: 02 out. 2025.
VIEIRA, Jean Carlos Lúcio; SALVATO, Pedro Borges Fernandes. Utilização de inteligência artificial na segurança pública: uma revisão bibliográfica. 2023, 64 fl. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Inhumas. Inhumas, 2023.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Pedro Henrique Ferreira de Oliveira, Alexandre Jacob

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
