ALIMENTOS GRAVÍDICOS
A possibilidade jurídica de aplicação da responsabilidade civil da genitora e de ressarcimento em caso de exame de DNA negativo
Palavras-chave:
Nascituro, Alimentos Gravídicos, Indícios de Paternidade, Negatória de Paternidade, IndenizaçãoResumo
O nascituro é considerado um indivíduo em formação desde o momento da concepção, motivo pelo qual possui garantia de diversos direito fundamentais relativos à personalidade de maneira ampla, sendo o principal deles o direito à vida. Com o propósito de assegurar ao nascituro uma gestão saudável e segura, foi promulgada a Lei nº 11.804/2008, a qual passou a garantir alimentos gravídicos à gestante para atender aos custos provenientes da gravidez. A fixação dessa garantia somente requer a comprovação de indícios de paternidade, ficando o suposto pai obrigado a arcar com os alimentos gravídicos e, posteriormente, após a realização de exame de DNA, verificar se realmente é o pai da criança. Porém, destaca-se que, nos casos de negatória de paternidade, o legislador infraconstituinte foi omisso com relação aos prejuízos acarretados ao indivíduo indicado pela genitora como o pai. Em vista disso, o presente artigo científico tem a finalidade de desempenhar uma abordagem sobre a possibilidade jurídica de responsabilidade civil da genitora em caso de exame de DNA negativo e de ressarcimento dos valores relativos aos alimentos gravídicos. Para tanto, torna-se necessário enfatizar os direitos do nascituro, descrever os alimentos gravídicos, pontuar a responsabilidade civil da genitora e realizar análise jurisprudencial sobre o objeto de estudo. A escolha da presente temática pode ser justificada em razão da necessidade de esclarecimento com relação à viabilidade de indenização por danos materiais e psicológicos causados pela falsa imputação de paternidade, visto que o supracitado diploma normativo é omisso quanto ao assunto. Por fim, convém ressaltar que o respectivo estudo consiste em uma pesquisa pura, de natureza qualitativa, sob a perspectiva do método de abordagem descritivo e fundamentada na revisão bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

