A EFICÁCIA DAS TÉCNICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL
Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, intervenção precoce, FisioterapiaResumo
A encefalopatia crônica não progressiva infantil (ECPI) ou paralisia cerebral (PC) ocorre devido uma lesão no sistema nervoso central (SNC) durante o desenvolvimento de maturação do encéfalo da criança. A lesão causada no cérebro é irreversível, sendo que um dos tratamentos é a estimulação precoce, que permite a criança com PC desenvolver seu maior potencial. O objetivo deste trabalho foi descrever por meio de uma revisão bibliográfica a eficácia das técnicas fisioterapêuticas na estimulação precoce e como esse tipo de intervenção poderá contribuir e melhorar o desenvolvimento motor de crianças com Paralisia Cerebral. A metodologia aplicada foi qualitativa descritiva, apoiandose na revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que a PC de fato interfere no desenvolvimento motor normal da criança impactando sua vida social e necessita de equipe multidisciplinar para o tratamento eficaz. Concluiu-se que a estimulação precoce auxilia no desenvolvimento neuropsicomotor através de estímulos, promovendo aquisição de habilidades que não estavam presentes, e conta com o conhecimento e intervenção de fisioterapeutas em casos de PC.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

