O PAPEL DO ENFERMEIRO NA INCLUSÃO DO DOENTE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA INCLUSÃO DO DOENTE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v8i1.1454Resumo
Na atualidade a Estratégia Saúde da Família (ESF), ação da Atenção Primária de Saúde (APS), é uma das portas de entrada do usuário. Ela enfrenta os desafios de ofertar a integralidade em saúde, considerando a complexidade da vida de um usuário com transtorno mental. Este estudo teve como objetivo verificar o papel do enfermeiro na Atenção Básica de Saúde com vistas a trabalhar o fortalecimento de vinculo familiar e comunitário na inclusão do doente mental na sociedade. Tendo como objetivos específicos: identificar quais as ações que visam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, verificar a funcionalidade da rede de atenção psicossocial ao usuário, compreender quais os direitos básicos de saúde com vistas, a garantir os mesmos, além de desenvolver ações estabelecidas nas políticas públicas, identificando a rede de atenção ao usuário. A pesquisa se deu por meio de metodologia de natureza qualitativa, na qual a análise das obras selecionadas se deu por meio de uma revisão bibliográfica, com fins de investigar e descrever sobre o papel do enfermeiro na inclusão do doente mental na atenção primária. Para tanto procurou-se esclarecer a importância do enfermeiro e toda equipe de saúde junto às redes de apoio no acolhimento para a inclusão do doente mental nas Unidades Básicas de Saúde. Ao final considerou-se que o enfermeiro tem um papel fundamental dentro da atenção básica de saúde referente a inclusão do usuário doente mental. Dessa forma, cabe ressaltar que o cuidado de enfermagem carece de aperfeiçoamento e humanização no que tange o atendimento a esse usuário utilizando das diretrizes que permeiam a Política Nacional de Atenção Básica e a rede de apoio da mesma.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

