UMA ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DA INDÚSTRIA LÍTICA DO ESTADO DO PARANÁ – SÍTIO ARQUEOLÓGICO CÓRREGO PIAVA (UMUARAMA/PR, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v6i1.3684Palavras-chave:
Arqueologia pré-colonial; Indústria Lítica; Paraná.Resumo
O estudo em tela apresenta uma análise das peças arqueológicas resgatadas do Sítio Arqueológico Córrego Piava, localizado no município de Umuarama, Estado do Paraná, Brasil. O referido sítio apresentou uma coleção de 94 peças, todas pertencentes à indústria lítica. Ao se analisar as características do corpus arqueológico resgatado, busca-se relacionar o material com a bibliografia referente às tradições arqueológicas dos grupos que ocuparam o Sul do Brasil em geral, e o noroeste do Paraná, em particular.
Downloads
Referências
ARQUEOLOGISTICA, Consultoria Arqueológica. Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, Histórico e Cultural - Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial - na área do empreendimento “Estrada da Boiadeira II – BR-487 (Lote 2A)”, em Umuarama, Maria Helena e Cruzeiro do Oeste/PR. Maringá, 2023.
ARQUEOLOGISTICA, Consultoria Arqueológica. Relatório Final de Resgate dos Sítios Arqueológicos “Córrego Piava” e “Ribeirão Corimbatá" - na área do empreendimento “Estrada da Boiadeira II – BR-487 (Lote 2A)”, em Umuarama, Maria Helena e Cruzeiro do Oeste / PR. Maringá, 2023.
ARQUEOLOGISTICA, Consultoria Arqueológica. Relatório Parcial de Resgate dos Sítios Arqueológicos “Córrego Piava” e “Ribeirão Corimbatá" - na área do empreendimento “Estrada da Boiadeira II – BR-487 (Lote 2A)”, em Umuarama, Maria Helena e Cruzeiro do Oeste / PR. Maringá, 2023.
BICHO, Nuno F. Manual de Arqueologia Pré-histórica. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2006.
BURKE, Heather; SMITH, Claire E. Archaeology to Delight and Instruct. 1st Edition. Routledge. Jan. 15, 2007.
COSTA, Juliano G. A relação entre matéria-prima e tecnologia lítica no território pré-histórico do extremo Sul Catarinense, Brasil. Dissertação de Mestrado - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 2016.
FEIDEN, Armin (Coord. Ger.). Plano da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 - Características Gerais da Bacia (Produto 1). Cascavel: Unioeste – Itaipu Binacional – Águas Paraná – Paraná 3, 2014.
GALHARDO, Danilo A.; FACCIO, Neide B.; LUZ, Juliana Aparecida R. O conceito antropológico de cadeia operatória, sua aplicação e contribuição no estudo de artefatos líticos arqueológicos. Cadernos do LEPAARQ, Vol. XII, Nº 23, Pelotas, 2015. DOI: https://doi.org/10.15210/lepaarq.v12i23.4113
LEROI-GOURHAN, André. Dicionário de Pré-história. (Sem local), 1988.
PROUS, André. Arqueologia Brasileira. Editora da Universidade de Brasília, Brasília, 1992.
SCHMITZ, Pedro I. Migrantes da Amazônia: a tradição Tupiguarani. Arqueologia do Rio Grande do Sul, Brasil. Documentos 05. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2ª edição, 2006b.
SCHMITZ, Pedro I. O mundo da caça, da pesca e da coleta. Documentos 05. São Leopoldo: Instituto Anchietano de Pesquisas, 2ª edição, 2006a.
SCHMITZ, Pedro Ignacio. Áreas arqueológicas do litoral e do planalto do Brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, v. 1, p. 3-20, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

