JOGO “QUEM SOU EU?” COMOM ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.61164/rmnm.v7i1.3755Palavras-chave:
Atividades Lúdicas, Ensino Superior, Estratégias didáticasResumo
A Física é tida como uma disciplina muito difícil de ser compreendida, principalmente no ensino superior, onde apresenta um maior rigor técnico. Atividades pedagógicas com características lúdicas são geralmente eficientes em transformar assuntos difíceis e enfadonhos em momentos de prazerosos de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo didático a ser implementado em turmas da disciplina Bases de Física e Química Aplicadas à Farmácia (BQF), do itinerário formativo do curso superior de bacharelado em Farmácia. Os resultados da testagem do jogo em sala de aula de uma turma da referida disciplina mostraram que o jogo elaborado foi aceito pela turma e que os discentes aprenderam conceitos de física se divertindo.
Downloads
Referências
BATISTA, C. Um Jogo de Tabuleiro como Recurso Didático para o Ensino de Luz e Cores no Ensino Médio. Fortaleza: UFC, 2023.
BERNARDES, A. O.; SILVA, A. P. M. da. Jogo didático para o ensino de Física com alunos portadores de deficiência intelectual. Revista Educação Pública, v. 19, nº 27, 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/27/utilizando-jogo-didatico-para-o-ensino-de-fisica-no-contexto-da-deficiencia-intelectual
COSTA, M. Jogos educativos no ensino da Física: estratégias para engajamento. São Paulo: Editora Acadêmica, 2022.
LEANDRO, J. F. M. et al.. USO DO LÚDICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE FÍSICA (HIDROSTÁTICA) NO ENSINO SUPERIOR. In: Revolutionizing Learning: Innovative Approaches in Educational Sciences, Seven Editora, 2024. DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-010. DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-010
LIMA, A. P.; ALMEIDA, M. F. O uso de questionários em pesquisa-ação: vantagens e limitações. Pesquisa e Prática Educacional, v. 30, n. 2, p. 56-72, 2021.
LOZZA, R.; RINALDI, G. P. O USO DOS JOGOS PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Caderno PAIC, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 575–592, 2017. Disponível em: https://cadernopaic.fae.edu/cadernopaic/article/view/264. Acesso em: 14 mar. 2025.
MARTINS, J. P. Experimentação e ludicidade na Física: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: Ciência Press, 2023.
MEROTO, M. B. N. et al. JOGANDO PARA APRENDER: COMO A GAMIFICAÇÃO ESTÁ MUDANDO A EDUCAÇÃO. Revista Foco, Curitiba (PR), v.17, n.1, e4122, p.01-18, 2024. DOI: 10.54751/revistafoco.v17n1-058. DOI: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n1-058
OLIVEIRA, R. Aprendizagem ativa e ludicidade: o impacto no ensino da Física. Belo Horizonte: EdUFMG, 2020.
PEREIRA, T. O uso de jogos de tabuleiro na educação científica. Porto Alegre: Edipucrs, 2021.
SILVA, A. O brincar e o aprender: a importância da ludicidade no ensino. Recife: UFPE, 2021.
SILVA, J. S. A pesquisa-ação como ferramenta de transformação social: um estudo de caso. São Paulo: Editora Pioneira, 2021.
SOUZA, L. Motivação no ensino da Física: uma abordagem lúdica. Brasília: UnB, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

