PERFIL CLÍNICO-DEMOGRÁFICO E FISIOTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROSE CÍSTICA EM UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE FORTALEZA
Palavras-chave:
Fibrose Cística, Perfil epidemiológico, FisioterapiaResumo
A Fibrose cística (FC), também conhecida por mucoviscidose, é considerada uma enfermidade congênita, com padrão de hereditariedade autossômico recessivo. A expressão clínica pode se manifestar de diversas formas, sendo caracterizada por manifestações multissistêmicas, ocasionando principalmente complicações respiratórias, digestivas, hepáticas e pancreáticas. O objetivo deste trabalho foi descrever o perfil epidemiológico e o tratamento fisioterápico de pacientes com FC. Para tanto, foi desenvolvido um estudo retrospectivo e documental de abordagem quantitativa, realizado no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza-Ceará, no período de janeiro a novembro de 2012. Foram utilizados 32 prontuários, no qual mostraram que 53% dos pacientes com FC são meninos menores de sete anos e que as alterações respiratórias foram as principais causas de internações. Devido a essas complicações ficou clara a importância da Fisioterapia Respiratória no tratamento desses pacientes, pois podem ser utilizadas diversas técnicas, como de desobstrução e reexpansão pulmonar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.

