O MOVIMENTO ANTIVACINA NO BRASIL E SUA INFLUENCIA NO PROCESSO DE IMUNIZAÇÃO DO COVID19
Keywords:
Vacina, Imunização, Antivacina, SaúdeAbstract
A pandemia de COVID-19, trouxe para o debate social, um tema antigo, mas de grande impacto social. A presente pesquisa, por meio de uma revisão bibliográfica, analisou a importância social da vacinação e as consequências do movimento antivacina. Entende-se que a imunização é o processo pelo qual uma pessoa se torna imune ou resistente a uma doença infecciosa, geralmente pela administração de uma vacina. As vacinas estimulam o próprio sistema imunológico do corpo para proteger uma pessoa contra novas infecções ou doenças. As diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) estabelecem que as autoridades municipais são responsáveis pela vacinação da população. As vacinas são produtos farmacêuticos produzidos por laboratórios nacionais e internacionais, que possuem em sua composição agentes imunizantes como moléculas, microrganismos inativados, vírus vivos atenuados, que têm como objetivo proteger os indivíduos contra determinadas doenças por meio da indução de uma resposta do sistema imunológico. A presente pesquisa analisou o movimento anti-vacina no Brasil e sua influência no processo de imunização do COVID-19. Entende-se inicialmente que além de ser uma arma eficaz contra a vida, no campo da saúde as fake news representam muito mais do que um fenômeno midiático, embora façam parte do processo de comunicação.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
