ABORDAGEM FISIOTERAPEUTICA NO TRATAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA
Keywords:
Transtorno do Espectro Autista, Tratamento, FisioterapiaAbstract
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) mais conhecido como autismo prejudica o portador nos aspectos sensório-motor, na linguagem, e cognição, intervindo no seu convívio social. O objetivo do estudo é descrever por meio de revisão bibliográfica a importância da abordagem fisioterapêutica no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Os resultados do estudo demonstraram que o diagnóstico precoce é substancial para que as intervenções com profissionais especializados possam reverter os agravos causados pelo autismo no desenvolvimento global da criança. A equipe multiprofissional colabora em potencial na parte motora, cognitiva, sensorial, emocional e interaçãosocial, desde que fiquem atentos as particularidades de cada caso e tenham conhecimento e habilidade para lidar com os graus do autismo e cada caso. Concluiu-se que a fisioterapia contando com a ajuda da família, e escolha de terapêutica adequada apresenta-se como essencial na intervenção precoce no TEA, podendo aderir dentre as diversas modalidades (equoterapia, cinesiooterapia, gameterapia, hidroterapia) que envolve a força muscular, o equilíbrio e estímulos sensoriais, para que o aspecto físico e motor sejam funcionais e com isso resulte na melhora da qualidade de vida do paciente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, desde que adpatado ao template do repositório em questão;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores são responsáveis por inserir corretamente seus dados, incluindo nome, palavras-chave, resumos e demais informações, definindo assim a forma como desejam ser citados. Dessa forma, o corpo editorial da revista não se responsabiliza por eventuais erros ou inconsistências nesses registros.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Obs: todo o conteúdo do trabalho é de responsabilidade do autor e orientador.
